Estado e União homologam Situação de Emergência de São Luiz Gonzaga

O Decreto de Situação de Emergência em São Luiz Gonzaga emitido no dia 31 de maio pelo prefeito Sidney Brondani, foi aceito pelos governos do Estado e da União. O documento obteve nesta semana o parecer favorável e a homologação por parte da Coordenação Estadual de Defesa Civil e o reconhecimento do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

A decisão de colocar o Município em Situação de Emergência foi tomada pela Comissão Municipal de Defesa Civil. Representantes do Executivo Municipal, Emater, Coopatrigo, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Exército, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar deliberaram que os grandes prejuízos no setor primário, principalmente na reta final da colheita da soja e na produção de alimentos como hortigranjeiros, e na infraestrutura do Município, principalmente as estradas do interior, que ficaram sem a devida manutenção em virtude do excesso e chuvas, justificam o decreto.

Com a homologação, o Município pode buscar recursos estaduais e federais destinados para recuperação dos prejuízos e reconstrução do Rio Grande do Sul.