Situação de Emergência devido a tempestade é homologada

O Governo Federal concedeu, na tarde de ontem, dia 1º de julho, a homologação ao Decreto de Situação de Emergência emitido pelo Município de São Luiz Gonzaga no último dia 16 de junho. A decisão foi tomada pelo prefeito Sidney Brondani devido à microexplosão atmosférica que atingiu cinco bairros da cidade na noite de 15 de junho.

Com o reconhecimento do decreto, São Luiz Gonzaga passa a poder buscar recursos para reconstrução das áreas atingidas. O coordenador da Defesa Civil Municipal Milton Nei Amaral destaca, porém, que o Município ainda não está incluso no benefício do Auxílio Reconstrução. “Esse recurso foi criado por uma medida provisória que estabelece a inclusão das cidades atingidas e em Situação de Emergência ou Calamidade Pública até dia 6 de junho. Nossa ocorrência foi na noite de 15 de junho e o reconhecimento apenas neste 1º de julho, portanto não temos esse auxílio neste momento.”

O prefeito Sidney Brondani está em viagem a Brasília e deve tratar deste e outros assuntos de interesse do Município na capital federal. “Porém, não temos nenhuma sinalização de que uma nova medida provisória, ampliando os prazos e então incluindo São Luiz Gonzaga entre os municípios beneficiados com o Auxílio Reconstrução. Mas não temos nada neste momento”, completa Milton Nei.