A Cidade

  • Publicado em: 18/03/2024 às 00:00   |   Imprimir

São Luiz Gonzaga se inseria no contexto da "República Guarani", que, por muitos anos, ocupou áreas dos atuais Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, e ainda do Paraguai, Argentina e Uruguai, onde foram edificadas dezenas de reduções - as missões -, que levaram, para a região, sob um duro comando dos padres jesuítas, o esplendor da arte europeia e um desenvolvimento urbano que muitas cidades ainda não conhecem, já passado tanto tempo.

Localizada na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, teve em sua história a participação de pessoas ilustres como o Senador José Gomes Pinheiro Machado, Luiz Carlos Prestes, os artistas Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá, possuindo muitos atrativos turísticos.

 

Economia

A agricultura e a pecuária continuam a ocupar uma posição importante na economia do município. A principal industria é a de transformação, seguida da construção civil. O comércio tem fortes tradições locais e o setor de serviços vem se adequando às necessidades da população.

 

Educação e Cultura

O município é bem suprido por escolas do ensino fundamental e médio, possuindo estabelecimentos de ensino superior. Terra de história e tradições, destaca-se Instituto Histórico e Geográfico do Município, tornou-se uma instituição respeitada e atuante na cultura da região.

O Museu Arquelógico, possui um importante acervo, produto dessas pesquisas e estudos, enquanto o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado preserva a memória da rica história do local e de seu povo, juntamente com a biblioteca Pública Senador Pinheiro Machado que conta com um acervo bibliográfico com cerca de 20.000 obras literárias para o deleite da população.  

Em 2012, por meio da lei estadual nº 14.123/2012, São Luiz Gonzaga foi declarada como “Capital Estadual da Música Missioneira”. Em 2021, o município também foi declarado como “Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro” (lei estadual nº 15.664/2021).

População

Atualmente, São Luiz Gonzaga tem 34.752 habitantes (IBGE, 2022), sua área territorial é de 1.295,522km² (IBGE, 2022).