Asfalto do acesso a São Lourenço Mártir é entregue à comunidade

Ocorreu na manhã deste sábado, dia 29, junto ao Salão Paroquial da comunidade de São Lourenço, interior de São Luiz Gonzaga, o ato oficial de entrega da obra de asfaltamento do trecho entre a BR-285 e o Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir. A solenidade, seguida de almoço no mesmo local, marcou a transformação em realidade de um anseio de mais de 30 anos dos moradores locais.

Participaram do ato oficial o prefeito de São Luiz Gonzaga e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Sidney Brondani, o vice-prefeito Piti Werle, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Sidnei Ferreira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Lourenço, os prefeitos de Bossoroca, José Moacir Fabrício Dutra, de São Miguel das Missões, José Roberto, e de Vitória das Missões, Cornélio Luís Grimm, o deputado federal Ubiratan Sanderson e o senador José Carlos Heinze, além do presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, o vice-presidente da Cermissões, Diomedes Rech, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e comunidade em geral.

“Vim para São Lourenço na década de 1960 e aqui é minha casa, por isso esse dia é tão especial para mim. Esse acesso asfáltico é uma conquista resultante de uma luta que começou lá em 2017 e que foi travada por diversas mãos, com união e esforço do poder público de São Luiz e da região e também da comunidade”, destacou o secretário de Turismo e Cultura Carlos Ferreira. Uma das lideranças comunitárias no processo de busca dos recursos, o engenheiro e empresário Álvaro Theisen recebeu uma placa de agradecimento oferecida pela Coopatrigo. “Essa obra é o exemplo de que tudo o que se sonha é possível. Foram várias viagens a Brasília, onde tivemos o apoio incondicional do deputado Sanderson e do senador Heinze na busca pelos recursos. Poucos acreditavam na época, mas conseguimos R$ 10 milhões do governo federal e, com a contrapartida do município, eis a estrada asfaltada”, destacou Theisen.

Obra tem seis quilômetros e investimento de R$ 12 milhões

O asfaltamento do acesso asfáltico ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir abrange mais de seis quilômetros, desde a Rodovia BR-285 até o local tombado como patrimônio histórico nacional. O investimento foi de quase R$ 12 milhões, pagos com recursos federais e contrapartida do Município de São Luiz Gonzaga. Em virtude do tombamento histórico, todo o trabalho tem acompanhamento de equipe de arqueólogos.

O prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Brondani classificou como histórico o ato de entrega da obra para a comunidade. “Foi um trabalho árduo, que foi muito atrasado devido a pandemia, mas que finalmente podemos celebrar entregando um asfaltamento de qualidade no acesso a São Lourenço. Podemos adiantar que já temos aditivos previstos para continuar a obra, que seria somente até o sítio arqueológico, para também abranger a Escola de Ensino Médio e a comunidade. Isso será feiro com recursos de superávit da prefeitura. Como já entregamos o acesso asfáltico à Afonso Rodrigues, estamos nessa reta final aqui em São Lourenço e já temos edital aberto de R$ 10 milhões para asfaltar o acesso a Rincão de São Pedro, nossa administração terá colocado pavimentação em três das nossas seis localidades do interior”, destacou o prefeito.

FOTOS: Divulgação/Prefeitura São Luiz Gonzaga

Foto Sidney e Piti junto à placa: Alex Tomilin/Rádio Missioneira