Um evento para enaltecer a cultura Missioneira

• 16ª edição da Mostra da Arte Missioneira teve início neste sábado, na cidade de San Ignacio Guasú, no Paraguai

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 29/12/2014 às 08:27   |   Imprimir

A celebração da união entre os povos de três países em torno da cultura missioneira teve início mais uma vez na manhã deste sábado, 27 de dezembro, com a solenidade de abertura oficial da 16ª edição da Mostra da Arte Missioneira, realizada neste ano na cidade de San Ignacio Guasú, no Paraguai.

Ocorrida no Salão de Atos da Municipalidad, a abertura contou com a presença da intendente de San Ignacio, Mirena Salas de Ruiz, do prefeito de São Luiz Gonzaga e presidente da AMM, Junaro Rambo Figueiredo, do presidente da Câmara de São Luiz Gonzaga, vereador Reni Rodrigues Lopez, da vereadora e presidente da Comissão da Mostra de São Luiz Gonzaga, Eni Araújo Malgarim, e do coordenador permanente da Comissão da Mostra, Eduardo Galeano, além de autoridades, historiadores, artistas e imprensa oriundos do Brasil, Argentina e Paraguai.

COMPROMISSO ANUAL - A realização neste ano da Mostra no Paraguai ressalta o compromisso firmado no final do ano passado, quando um protocolo de intenções foi assinado entre os representantes dos três municípios que sediam o evento (São Luiz Gonzaga, Posadas e San Ignacio Guasú), de forma a estabelecer a continuidade dos encontros de natureza artística de enaltecimento dos valores culturais advindos da identidade missioneira, potencializando o vínculo histórico entre os 30 povos remanescentes das reduções jesuíticas. Desta forma, em 2015, a Mostra da Arte Missioneira será realizada em São Luiz Gonzaga.

A ANFITRIÃ - A intendente de San Ignacio Guasú, Mirena Ruiz, deu início ao seu pronunciamento, ressaltando a importância da primeira redução jesuítica dos 30 povos sediar um evento grandioso como a Mostra da Arte Missioneira no ano em que San Ignacio completa 405 anos de fundação. Neste intuito, agradeceu os esforços da Comissão da Mostra pelo trabalho desempenhado em renovar o evento e voltar a divulgar a rica cultura missioneira, bem como a união das três cidades-sedes da Mostra pelo compromisso firmado de realizar continuamente a Mostra a cada ano.

“ACIMA DE TUDO, MISSIONEIROS!” - O prefeito Junaro Figueiredo salientou que o objetivo principal da Mostra está sendo cumprido: de enaltecer o valor histórico e cultural dos 30 povos missioneiros, o que, segundo o Chefe do Executivo são-luizense, ressalta a união existente entre os cidadãos dos três países. Neste aspecto, Junaro reforçou a máxima em que havia firmado o seu pronunciamento quando da assinatura do protocolo de intenções para a realização da Mostra, bradando que “somos sim, brasileiros, paraguaios e argentinos; mas, acima de qualquer coisa, somos todos Missioneiros!”.

VALORIZAÇÃO DE NOSSA CULTURA - Em seguida, o coordenador permanente da Mostra, Eduardo Galeano, agradeceu o envolvimento da equipe e dos municípios que trabalharam pela realização de mais uma Mostra da Arte Missioneira, enaltecendo que a essência da cultura dos 30 povos das Missões e de sua gente estará sempre em evidência enquanto o evento se mantiver, uma vez que a união em celebrar e divulgar os potenciais histórico-culturais dos povos dos três países proporciona a perpetuação dos valores de nossos antepassados, o qual está latente até hoje no sangue missioneiro.

À tarde, após a abertura, a Mostra da Arte Missioneira recebeu a apresentação do grupo são-luizense “Os Charruas”, do Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado. A programação da Mostra segue até esta segunda-feira, oportunidade em que inúmeros artistas dos três países estarão se apresentando e enaltecendo o espírito missioneiro.

DELEGAÇÃO SÃO-LUIZENSE - Os músicos da delegação são: Jargas Nadal Lima dos Santos, Zulmar Benites, Jorge Antonio Rodrigues de Freitas, Vlademir Coceiro Nunes, Halber Monteiro Lopes, Grupo Guedes e Família: Santiago Ricardo Pacheco, Anay Morais Guedes, Jorge Procópio Ferreira Guedes, Karay Morais Guedes, Andressito Guarany Morais Guedes, Pedro Adriano Guedes Charão, Ernesto Surniche, Vania Moraes Guedes – Coordenadora do grupo. Também, Diego Morais Moreira, Angelo Franco Moreiro Sarmento e Grupo, Tiago Olmiro Machado de Quadros , Roberto Sarmento Ponsi , GRUPO MISSIONEIRO: Glauco Vieira, Geovani Santos Neves, Vania Maria Coimbra, Thais de Menezes Ferreira, Marcelo Rodrigues Figueiredo. O trovador João Alberto Freire Maciel, Mario da Silva Meira e Luiz Carlos Lideral. Os historiadores: Sergio Venturini, Júlio Quevedo, Roselene Moreira Gomes Pommer. Artesãos: Inês Marli Fabricio, Lorena do Amaral Pucinelli, Zélia Rosana Amaral Marques, Ivone Morais Marques, Sélia Sasso Moraes. Comunicação: Pâmela Andrade de Moraes e Luiz Oneide Nonemacher. Responsável pela documentação: Michael da Silva Rambo. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com informações de Pâmela Moraes, assessora de imprensa da Câmara de Vereadores)