Prefeitura de São Luiz Gonzaga lança o programa “Cidadão Mobile”

• Município é pioneiro no RS a implantar este tipo de software, que permite um novo canal de comunicação entre o cidadão e o Poder Público Municipal

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 06/11/2015 às 10:19   |   Imprimir

Durante a realização da Expo São Luiz 2015, a Administração Municipal de São Luiz Gonzaga esteve reunida com técnicos da empresa ABASE, responsável pela implantação de sistema informatizado da Prefeitura. Na oportunidade, foi acertada a elaboração e concretização do programa “Cidadão Mobile”, aplicativo gratuito que possui diversas funcionalidades para o contribuinte e que poderá ser utilizado através de tablets e smartphones.

COMO ACESSAR – Para utilizar este novo canal de comunicação, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura Municipal (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br) através de seu tablet ou smatphone, clicar no link do “Cidadão Mobile” localizado no canto direito superior do site, e baixar o aplicativo, bem como instruções sobre sua funcionalidade.

Link para realizar o download no seu celular: http://tinyurl.com/saoluizgonzaga

Link para acessar o software no navegador: http://msip.abase.com.br/saoluizgonzaga

Esta plataforma de comunicação vem a somar com os outros meios de comunicação do contribuinte com a Administração Municipal, seja através do site da Prefeitura Municipal (com a utilização da Ouvidoria, SIC ou contato por email), através do telefone (3352-9300) ou por visita pessoal.

FACILIDADES PARA O CIDADÃO - Dentre as diversas funcionalidades do software, destacam-se a solicitação de serviços municipais, como recolhimento de galhos, reparos da iluminação pública, recolhimento de animais mortos, podas em praças públicas, entre outros. Segundo a ABASE, a principal característica deste sistema é a mobilidade que o cidadão terá, pois, através de seu smartphone, poderá conectar-se à Prefeitura Municipal de qualquer lugar.

INVESTIMENTO EM MELHORAR O ATENDIMENTO AO CIDADÃO - O prefeito Junaro Figueiredo destacou que a implantação do Cidadão Mobile vem a somar com as diversas ações estão sendo realizadas para qualificar o serviço público municipal: “Estamos investindo em softwares e qualificando os servidores municipais visando, cada vez mais, melhorar o atendimento à comunidade são-luizense”, salientou o Chefe do Executivo, ressaltando que a busca por aprimoramento nas plataformas digitais precisa estar alinhada à realidade atual, onde a rapidez da informação e as facilidades proporcionadas pela tecnologia precisam também ser adotadas pelo Poder Público, objetivando, sempre, ampliar as opões e o bom atendimento ao cidadão.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS – As solicitações de serviços são:

• Iluminação Pública (o morador poderá solicitar o reparo de lâmpadas digitando o endereço do local onde se faz necessária a realização do serviço)

• Podas em Praças Públicas (solicitação de podas de árvores e vegetação em praças e locais públicos)

• Recolhimento de animais mortos

• Recolhimento de galhos (solicitação que proporciona o agendamento e posterior retirada de resíduos de podas)

• Roçagem em praças públicas

• Fiscalização de Obras (permite que o cidadão denuncie ou solicite providências acerca de irregularidades em obras, conforme o Código de Postura do Município)

• Fiscalização Tributária (proporciona meio de denúncia quanto a atividades de comércio e ambulantes em desacordo com a Lei Municipal)

PIONEIRA NO RS - O Aplicativo “Cidadão Mobile” foi desenvolvido pela empresa ABASE Sistemas e Soluções, da cidade de Três de Maio, que fornece os sistemas de gestão ao município. O diretor da empresa, Ildo Corso, salienta que “este sistema foi desenvolvido com o que há de mais moderno e irá de encontro do objetivo público, que é prestar um serviço eficiente e eficaz. Também é uma inovação, sendo que pouquíssimos municípios no Brasil contam com essa tecnologia, e São Luiz Gonzaga será um dos primeiros municípios gaúchos a oferecer esse tipo de sistema”, destacou Corso.

Com sua implantação, o cidadão não precisará mais ir até a prefeitura para realizar uma solicitação de serviços; isso tudo será automatizado através da internet, gerando, desta forma, comodidade e agilidade ao cidadão, ao mesmo tempo em que proporcionará que a Administração Municipal realize uma gestão com informações sistematizadas, baseadas em dados concretos. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)