São Luiz Gonzaga é a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro

Capital Estadual da Música Missioneira, agora São Luiz Gonzaga é também a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro. A assinatura da lei ocorreu na segunda-feira (12), pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em solenidade realizada no Palácio Piratini.

A comitiva são-luizense que participou da solenidade foi integrada pelo prefeito Sidney Brondani; pela secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli; pelo chefe do setor de Patrimônio, Jacson Brandão; pelos músicos Xirú Missioneiro e Ricardo Galarce e por Lucas Farias, o qual preparou o arroz carreteiro servido as autoridades no Galpão Crioulo do Palácio Piratini após a assinatura da lei. A comitiva foi acompanhada pelos são-luizenses que residem em Porto Alegre, o assessor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Luiz Fernando Pires e o engenheiro Álvaro Theisen.  O ex-vereador da cidade de Porto Alegre, o são-luizense João Carlos Nedel e o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda também participaram da solenidade.

 

CAPITAL GAÚCHA DO ARROZ CARRETEIRO

O projeto de lei 472/2019, o qual declara São Luiz Gonzaga Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro e inclui a Festa do Arroz Carreteiro no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, é de autoria do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas). A proposta atendeu uma demanda de entidades do município, com o intermédio da vereadora Rose Grings, na época secretária municipal de Turismo e Cultura.

Na solenidade de assinatura da lei, a qual contou com a sanção de mais cinco projetos de lei, o governador Eduardo Leite ressaltou a importância dessas iniciativas. “Faço questão de solenizar estas sanções, porque são projetos que representam demandas e vocações de municípios ou localidades, que servem de referência para as futuras gerações ou mesmo servem de instrumento para alcançarem notoriedade que vai impulsionar economicamente uma região”.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, destacou o trabalho conjunto que resultou no título. “Esse reconhecimento ao nosso município é fundamental e deriva da mobilização da nossa comunidade, que se uniu para a promoção de edições da Festa do Arroz Carreteiro – instituída após projeto de lei do ex-vereador Clóvis Veiga – e que agora é um evento que integra o calendário oficial do Estado. Parabenizo todas as entidades e empresas envolvidas neste processo, a vereadora Rose Grings e o deputado estadual Sérgio Turra, o qual ouviu a nossa demanda e foi parceiro dessa conquista que será importante para fomentar o turismo em nossa cidade. Como Capital Estadual da Música Missioneira e agora a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro, vamos seguir trabalhando para preservar nossa cultura e tradição, além de divulgar ainda mais São Luiz Gonzaga para além das fronteiras do Estado”. 

 

GALPÃO CRIOULO

Durante o almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, ocasião em que as autoridades puderam degustar o prato típico de São Luiz Gonzaga (muito elogiado pelos presentes). O prefeito Sidney Brondani, a secretária Luiza Caterine e a vereadora Rose Grings, também presentearam o governador Eduardo Leite e o deputado estadual Sérgio Turra com esculturas do pajador são-luizense Jayme Caetano Braun, confeccionadas pelo escultor Vinícius Ribeiro. A secretária de Turismo Luiza Caterine também entregou ao governador o livro da “Festa do Arroz Carreteiro” e o guia de São Lourenço Mártir.  

Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal, em conversa com o governador Eduardo Leite, tratou sobre a conclusão das obras na RS 165 – que liga São Luiz e Rolador – e sobre a necessidade da designação de professores para unidade da UERGS no município. Brondani destacou a parceria da Administração Municipal com a universidade, em especial para a construção da sede própria da UERGS, para a qual o município doou o terreno. O governador do Estado afirmou que tratará a demanda junto a Secretaria Estadual da Educação e informou que estará em São Luiz Gonzaga para a inauguração das obras da RS 165, quando também visitará o prédio próprio da UERGS. 

Texto: Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Governo do Estado  

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini