Diretores da Secretaria Estadual da Cultura vistoriam Museu Arqueológico

Uma comitiva de diretores da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) esteve na quarta-feira, dia 26, o Museu Arqueológico (Marq) de São Luiz Gonzaga. O espaço foi gravemente atingido pelo fenômeno climático que deixou rastro de destruição no município na noite de 15 de junho. A vistoria teve como finalidade orientar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura sobre as formas que o governo estadual disponibilizará para a recuperação do museu, seu acervo e expografia.

A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Sidnei Ferreira, pela arqueóloga da prefeitura Raquel Machado Rech e pela atendente Marli Weiss. A comitiva da Sedac foi formada por Ruben Oliveira, coordenador do Sistema Estadual de Cultura; Doris Couto, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, e Ana Maria de Souza, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Estado. “O grupo ofereceu apoio a recuperação da estrutura física, mobiliário expográfico e do acervo atingido pela grave intempérie que tivemos”, destaca Raquel Rech.

Segundo a arqueóloga uma força tarefa com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura fez a limpeza interna do museu. “O pessoal da Secretaria Estadual da Cultura também nos repassou orientações sobre suporte do governo federal recém firmado em decorrência das catástrofes climáticas, podendo ser amparado pelo recém criado Fundo de Reabilitação de Bens Lesados, além da Lei Rouanet e do Fundo Memória e Patrimônio”, completa ela.

FOTOS: Destruição interna e Prédio Museu (Crédito: Raquel Rech)

Grupo Secad com Rachel Rech e Carlos Ferreira (Crédito: Divulgação)