Atividades da Semana da Pátria 2021 iniciam em São Luiz Gonzaga

• Solenidade de abertura ocorreu na manhã de quarta-feira (1º), na Praça da Matriz

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 01/09/2021 às 14:38   |   Imprimir

A quarta-feira (1º) foi marcada pelo início das atividades alusivas à Semana da Pátria 2021 em São Luiz Gonzaga. O ato de abertura ocorreu na Praça da Matriz – junto ao Palanque Oficial – e contou com a presença de autoridades civis e militares, do 4º RCB, de representantes das escolas, alunos e da comunidade (com a utilização da máscara de proteção facial e respeitando os protocolos sanitários contra a COVID-19).

A solenidade iniciou com o acendimento da Pira da Pátria. Entre as autoridades presentes, o prefeito Sidney Brondani; o vice-prefeito Piti Werle; o presidente da Câmara de Vereadores, Laureano Castilho; a juíza Samyra Remzetti Bernardi; o subcomandante do 4º RCB, tenente coronel Luciano Faccioni Salamon, representando o comandante do regimento, Leonardo Faulhaber Martins; a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz; e a secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli.

O prefeito Sidney Brondani ressaltou a união como chave para a busca de um país melhor. “Vejo que momentos como este são de reflexão e para avaliarmos as nossas responsabilidades. Nós precisamos ter um país, um estado, um município, onde as hierarquias funcionam, onde as instituições funcionam, cada um com sua responsabilidade, mas no momento em que tivermos alguma situação para resolver, todos tenham a grandeza de conversar e encontrar uma saída. A democracia no país em que vivemos deve sempre prevalecer. Democracia é participação, é respeitar cada cidadão, é aceitar divergências, mas as boas divergências. Ao longo da história, tivemos avanços e retrocessos, mas hoje temos uma grande responsabilidade, a de encontrar um caminho para continuarmos o desenvolvimento do nosso povo, respeitando pensamentos divergentes, mas que entrem em convergência na busca por melhorias para o nosso país”, afirmou.

HOMENAGEADOS

Neste ano, os homenageados municipais da Semana da Pátria são os profissionais de saúde, os quais foram representados na solenidade pelo médico clínico geral da Secretaria de Saúde, José Carlos de Moraes Simões, e pela técnica em enfermagem do Hospital São Luiz Gonzaga, Ângela Lavynya da Silva Kohler.

Durante a solenidade, a estudante Isadora Silveira Pereira – da Escola Municipal Mamede de Souza – entregou rosas brancas simbolizando a gratidão a todos os profissionais da saúde e cantou uma música. O chefe do Executivo e a secretária de Educação também realizaram a entrega de placas aos representantes dos homenageados municipais.

ATIVIDADES

As atividades da Semana da Pátria 2021 são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte e pelo 4º RCB. O homenageado nacional da Semana da Pátria é o Hino Nacional. Já em âmbito estadual, as homenagens serão para a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial.

Durante a Semana da Pátria algumas atividades ocorrerão de forma descentralizada nas escolas de São Luiz Gonzaga (Rede Municipal, Estadual e Particular). Confira o cronograma no link https://bit.ly/3jxNIPf.

Devido a pandemia, não será realizado o desfile cívico-militar de 7 de setembro. O encerramento da Semana da Pátria 2021 ocorrerá no dia 7, às 17 horas, na Praça da Matriz, com o arriamento das bandeiras. Em caso de chuva, a solenidade será transferida para o Ginásio J.B. Loureiro.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga