Vacinados com a 1ª dose devem ficar atentos para a data da 2ª aplicação contra a COVID-19 

  • Secretaria de Saúde informa sobre a disponibilidade das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para a 2ª dose  

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 30/06/2021 às 14:40   |   Imprimir

Atualmente, São Luiz Gonzaga realiza a imunização de pessoas com 48 anos ou mais contra a COVID-19. Com o andamento da campanha, tão importante quanto a 1ª dose é a 2ª aplicação da vacina. Por isso, a Secretaria de Saúde pede as pessoas que receberam o imunizante que fiquem atentas para a data de aplicação da 2ª dose. 

  

CORONAVAC  

No dia 2 de julho, sexta-feira, o Centro de Saúde realiza uma nova mobilização para aplicação da 2ª dose da CoronaVac, das 8 horas até às 11h30min. “Com a 1ª dose você inicia o processo de imunização, mas a vacina para dar garantia contra a doença somente se fizer as duas doses. Para as pessoas que realizaram a 1ª dose da CoronaVac em abril ocorreu um atraso. Mas agora as doses vieram e algumas pessoas ainda não completaram a imunização”, chamou a atenção a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.    

A coordenadora ressaltou que 2ª aplicação é realizada exclusivamente no Centro de Saúde. “É muito importante que quem está com a dose atrasada venha ao Centro de Saúde na manhã do dia 2 de julho para realizar a 2ª dose. Como é um frasco com dez doses, precisamos que as pessoas venham em um dia específico para podermos abrir esse frasco. Nas ESFs não foram disponibilizadas doses porque seria mais difícil de reunir essas 10 pessoas”.   

 

ASTRAZENECA   

As pessoas que realizaram a 1ª dose da vacina AstraZeneca há três meses, também devem ficar atentas para a data da 2ª aplicação. “No Centro de Saúde, por exemplo, cerca de 90 pessoas ainda não retornaram para a 2ª dose da AstraZeneca. Pedimos a todos que cuidem a data de aplicação da 2ª dose e retornem a ESF onde realizaram a vacina no período previsto. Não irão faltar doses, mas a pessoa precisa procurar a sua unidade de saúde para ser vacinada. Gradativamente, o número de pessoas doentes vai diminuir e talvez possamos ter um final de ano diferente do que ocorreu em 2020” destacou Águeda. 

Para receber a 2ª dose, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação (ou o comprovante de recebimento da 1ª dose). Quanto a faixa etária da campanha (1ª aplicação), o município aguarda o recebimento de mais doses, o que deve ocorrer durante esta semana.

 

CUIDADOS

Mesmo com a vacinação contra a COVID-19 em andamento, os cuidados devem continuar. Usar máscara de proteção facial, evitar aglomerações, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel e realizar a vacina quando for a sua vez. “São quatro ações essenciais. Três que dependem de cada um de nós e uma do Sistema de Saúde. Precisamos pensar bem nisto, alguns colocam a culpa apenas na vacina, mas precisamos refletir sobre o que podemos contribuir para acabar com a pandemia”, afirmou Águeda.   

Para mais informações, é possível entrar em contato com o Centro de Saúde por meio do número 3352-9080, das 7 horas até as 13 horas.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA