ESF Ramona Gonçalves Ferreira inicia atividades em prédio próprio

Em dezembro, os atendimentos da ESF Ramona Gonçalves Ferreira, no Bairro Raimundo Gomes Neto, passaram a ser realizados em imóvel próprio, na Rua Silva Jardim, nº 3638. A obra foi executada pela empresa Rieger e Mendonça Ltda., vencedora do processo de licitação. O novo prédio, no valor de R$ 414.414,00, foi construído com recursos do Fundo Nacional de Saúde (destinados via emenda parlamentar pelo deputado federal Paulo Pimenta – PT) e contrapartida do município. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, também adquiriu móveis e equipamentos para melhor atender a população.

O prefeito Sidney Brondani visitou as novas instalações da ESF na sexta-feira (11). A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara de Vereadores e representante do deputado Paulo Pimenta, a vereadora Ana Barros; pela secretária de Saúde, Clari Ramborger e pela coordenadora das ESFs, a enfermeira Ana Morgane Greff Pires.

Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou a satisfação de disponibilizar a comunidade um local adaptado para os atendimentos. “Nos últimos três anos, essa é a terceira unidade de saúde que passou a desenvolver atividades em imóvel novo e planejado para atender as necessidades da equipe de saúde e da população. Agradeço a destinação do recurso pelo deputado Paulo Pimenta e parabenizo as equipes da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Saúde e também da ESF Ramona pelo trabalho realizado”.

Em 2018, a Administração Municipal realizou a inauguração do prédio próprio da ESF Alberto Henrich, no Bairro Presidente Vargas. Já em 2019, foi realizada a inauguração do novo imóvel da ESF Arno Antônio Forsin, no Bairro Duque de Caxias.

ATENDIMENTO

Mais de três mil pessoas estão cadastradas na ESF Ramona Gonçalves Ferreira, a qual atende moradores dos bairros Raimundo Gomes Neto e Marcos, e parte do Bairro Centro e Bairro Duque de Caxias. A equipe da unidade de saúde é composta por uma enfermeira (coordenadora), um médico, uma agente administrativa, um operário, duas técnicas em enfermagem e seis agentes de saúde,

A coordenadora da ESF Ramona, a enfermeira Aline Morais, ressaltou as melhorias proporcionadas no atendimento à população. “Agora temos espaço para cada procedimento. Conseguimos acolher as pessoas, tem uma sala específica para isso e podemos direcionar o paciente para um atendimento exclusivo, com mais privacidade e qualidade. Antes ocupávamos um espaço bem menor e agora temos essa estrutura toda, isso é muito bom”.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Larissa Dorneles / Prefeitura de São Luiz Gonzaga