Unidades de saúde recebem decoração alusiva ao “Dezembro Vermelho”

• Mobilização busca chamar a atenção para prevenção e tratamento do HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 09/12/2020 às 11:48   |   Imprimir

O mês de dezembro é de mobilização na Rede Municipal de Saúde para prevenção e tratamento do HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. A fim de chamar a atenção para a campanha, intitulada Dezembro Vermelho, diversas unidades de saúde do município receberam uma decoração especial alusiva a mobilização.

A enfermeira Simone Wünsch, que atua no microambulatório HIV/AIDS de São Luiz Gonzaga (SAE) – localizado junto ao Centro de Saúde Lourivaldino Furtado – destaca o trabalho realizado durante todo o ano para atender aos pacientes. “Mesmo com a pandemia, nossa unidade seguiu suas atividades, evitando a interrupção ou a descontinuidade do cuidado em saúde das pessoas que convivem com o vírus HIV. O trabalho somente foi possível com a reorganização da agenda e dos serviços, a inclusão do tele-atendimento quando necessário e o intenso apoio da Rede de Atenção Básica do município, do CAPS 2 e CAPSAD”.

No dia 1º de dezembro foi celebrado o Dia Mundial contra a AIDS. Neste ano, o tema proposto pela Unaids foi “Solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada”. De acordo com a organização, eliminar o estigma e a discriminação, colocar as pessoas no centro e fundamentar as respostas em direitos humanos e abordagens sensíveis ao gênero são a chave para acabar com as pandemias conflitantes de HIV e também da COVID-19.

No último dia 4, o microambulatório HIV/AIDS, em comemoração ao Dia Mundial contra AIDS, realizou uma roda de conversa on-line com profissionais da área da saúde. A atividade contou com a participação do médico infectologista Sérgio Jaskulski Filho; da nutricionista Karolina Schlosser; da psicóloga Lara Remus e do convidado especial Ronaldo Hallal, médico infectologista da Santa Casa de Porto Alegre, professor, consultor do Programa Nacional de AIDS (entre 2004 a 2014) e coordenador da assistência e tratamento (entre 2011 e 2014).

Para mais informações e orientações, o paciente pode entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou com o Centro de Saúde Lourivaldino Furtado, o qual atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas até o meio-dia, telefone 3352-9080.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Saúde

Fotos: Divulgação / Secretaria de Saúde