Concluída a revitalização da Praça Três Mártires

• Obras foram executadas pela empresa Portlan Engenharia LTDA, vencedora do processo de licitação, no valor de R$ 135.988,69

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 09/06/2020 às 13:42   |   Imprimir

Após a pandemia, a comunidade contará com um novo local destinado a prática de atividades físicas e lazer. Em maio, foi concluída a obra de revitalização da Praça Três Mártires, no Bairro Floresta. A obra foi executada pela empresa Portlan Engenharia LTDA – vencedora do processo de licitação – no valor de R$ 135.988,69.

O recurso para a revitalização foi obtido por meio de Programa Academia de Saúde, do Ministério da Saúde, no qual o município se habilitou por meio da portaria 4.059/2018, o que contou com o apoio do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas). O programa é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos. Conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde, eles contam com infraestrutura apropriada e equipamentos.

No município, o polo é de modalidade intermediária, composto por dois espaços: área coberta e área descoberta. A área coberta é destinada a realização de atividades simultâneas e coletivas. A área descoberta é um espaço que possui uma parte livre (para atividades coletivas sem uso de aparelhos) e outra preenchida por equipamentos de exercício físico de alvenaria. São eles: espaldar simples, barras assimétricas horizontais, barras horizontais de apoio, pranchas de madeira para exercícios abdominais e barras paralelas. No local, também foram instalados bancos parklet. A construção do espaço seguiu as orientações do Ministério da Saúde e obedeceu a Identificação visual do programa. A estruturação funcional foi acompanhada pela fisioterapeuta da Secretaria de Saúde, Ana Carla Ribas Zanini.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, destacou a revitalização da Praça Três Mártires e pediu o apoio da população para aguardar a liberação do espaço. “Além das melhorias em andamento na pavimentação das ruas do Bairro Floresta, estamos satisfeitos em poder ofertar a comunidade um espaço novo e equipado para a prática de atividades físicas e lazer. Devido a pandemia, o local está fechado. Reforçamos o pedimos para que a população aguarde a liberação dos órgãos de saúde para a utilização do espaço”.

A instalação da Academia da Saúde integra os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte, por meio da Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer (APDL). O projeto também viabilizou a instalação de cinco academias ao ar livre: no Complexo Esportivo J.B. Loureiro (no Bairro Presidente Vargas) e nas localidades de Afonso Rodrigues, Rincão de São Pedro, Capela São Paulo e Santa Inês.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Saúde