Resultado positivo em teste rápido para COVID-19 de paciente de São Luiz Gonzaga

• Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS)

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 04/05/2020 às 17:06   |   Imprimir

Realizado em Santo Ângelo, um teste rápido apontou positivo para o primeiro caso de COVID-19 em São Luiz Gonzaga. O paciente é um homem de 43 anos, residente do Bairro Centro, o qual deu entrada no Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) no último domingo (3), com síndrome respiratória aguda.

Devido aos sintomas, foi realizado um teste rápido, o qual obteve resultado negativo para COVID-19. O paciente foi transferido para Santo Ângelo, onde um novo teste rápido foi realizado na segunda-feira (4). Desta vez, atestando positivo.

A diferença dos testes pode ter ocorrido em virtude do tempo de incubação do vírus, o qual precisa ser de no mínimo dez dias – a contar do surgimento dos primeiros sintomas – para a realização do teste rápido. Amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) para análise. O município deverá ser informado do resultado nos próximos dias.

A Secretaria de Saúde entrou em contato com os familiares e a empresa na qual o paciente trabalha para a execução dos protocolos a fim de evitar a disseminação do vírus. O homem não possui vínculo empregatício com nenhum mercado do município. O paciente, que apresenta histórico de problemas renais, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Ângelo. O quadro de saúde é estável.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Ilustração