Em São Luiz Gonzaga, 41% do público alvo foi imunizado contra a gripe

Neste sábado, 4 de maio, as unidades de saúde do município estarão abertas no Dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As equipes das ESFs e do Centro de Saúde irão realizar a imunização das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

O público alvo da campanha são pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde (de acordo com o Conselho Nacional de Saúde); professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também integram os grupos prioritários, policiais civis, policiais militares e bombeiros.

PERCENTUAIS

Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, na terça-feira (30), 41% do público alvo já foi imunizado. Nos percentuais por grupo prioritário, já realizaram a vacina: 44% das crianças; 27% dos trabalhadores da área da saúde; 58% das gestantes; 80% das puérperas; 46% dos idosos e 33% dos professores. A meta da campanha é vacinar 90% do público alvo.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, solicita aos integrantes dos grupos prioritários que aproveitem o sábado de mobilização. “O Dia D busca facilitar o acesso do público alvo a vacina contra a gripe, com as unidades de saúde realizando a imunização durante o sábado. Reforçamos o apelo para que os integrantes dos grupos prioritários que não podem se deslocar até as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, que realizem a vacina, a qual é fundamental para a saúde da população no inverno, reduzindo complicações e internações”.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra no dia 31 de maio.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga