Caso importado de dengue foi registrado

• Embora confirmação, não há riscos de transmissão da doença

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 13/06/2014 às 15:35   |   Imprimir

O Centro de Saúde recebeu nesta semana a confirmação do primeiro caso de dengue no município em 2014. Segundo a chefe do Centro, Maria Inês Prado Miranda, um paciente atendido pelo Hospital São Luiz Gonzaga no mês de maio apresentava os sintomas da doença. Após a constatação, o mesmo foi internado, e, com a notificação, foram encaminhados os exames para Porto Alegre, cujo resultado confirmando o caso positivo retornou nesta semana a São Luiz Gonzaga.
De acordo com Maria Inês, não há motivo para preocupação, pois o paciente já recebeu alta no mês passado e, sendo o caso registrado como importado (uma vez que o paciente infectado veio a residir recentemente em São Luiz), não há possibilidade de transmissão da doença, uma vez que não existem outros casos suspeitos notificados.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita à comunidade são-luizense em colaborar com as atividades de prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Embora no inverno, as ações de combate ao mosquito têm de ser contínuas, contando, além do trabalho dos agentes de campo da SEMSA, da colaboração dos moradores em manter a limpeza dos pátios e eliminar depósitos de água parada, ambiente propício para o surgimento de focos do mosquito. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)