Conhecendo os médicos estrangeiros

Em São Luiz Gonzaga há uma semana, os médicos estrangeiros designados a atuar na rede de atenção básica do município através do programa "Mais Médicos" do Governo Federal aguardam a autorização do Ministério da Saúde para iniciar os trabalhos. Neste período, acompanham as equipes dos ESFs e conhecem a rotina da comunidade da Capital Estadual da Música Missioneira e suas peculiaridades. Conheça agora a trajetória de cada um deles:
RAFAEL - O médico Rafael Machado Ramos, 30 anos, é natural da cidade de Las Tunas, Cuba. Casado com Liset Sanchez Herrera, com quem tem um filho de cinco anos, Rafael cursou medicina na Universidade de Ciências Médicas "Dr. Zoilo Marinello Vidaurreta", de Las Tunas e, após a graduação, ingressou na profissão atuando por dois anos na rede de atenção básica da Venezuela, através do programa "Misión Barrio Adentro", do governo venezuelano. Após este período, uma nova oportunidade na área da medicina se realizou, com o ingresso no Brasil através do "Mais Médicos", onde Rafael irá atuar por três anos na rede primária da Saúde de São Luiz Gonzaga.
YAMIRKA - A jovem médica Yamirka Hernandez Reyes, também cubana, é natural de Artemisa. Com 29 anos, Yamirka cursou medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Havana e, como seu colega conterrâneo, também atuou por dois anos na Venezuela no "Misión Barrio Adentro" após a graduação. Assim como Rafael, Yamirka está se familiarizando com a cultura brasileira, a qual, segundo eles, possuem alguns aspectos semelhantes com sua terra natal, como a hospitalidade e alegria do povo local.
SAUL - Já o médico argentino Saul Antonio Maldonado, 57 anos, está praticamente adaptado ao nosso país, tendo em vista a sua cidade natal, Obera, localizada na província de Misiones, proximidade que sempre possibilitou visitas ao Brasil e, principalmente, a familiaridade com os costumes semelhantes de gaúchos e argentinos. Casado atualmente com Sara Beatriz Antoniow, Saul tem quatro filhos e, a exemplo dos jovens médicos cubanos, também já atuou na área médica antes do ingresso no "Mais Médicos", por meio do programa "Médicos Comunitários", na Argentina, oportunidade em que trabalhou na rede de atenção básica do país nas unidades de saúde semelhantes aos ESFs brasileiros.
OBJETIVOS - Ansiosos por iniciar os trabalhos em São Luiz Gonzaga, os profissionais do "Mais Médicos" possuem um objetivo em comum: trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população são-luizense e proporcionar a troca de ideias e experiências com os profissionais locais, visando o fortalecimento de vínculos entre os três países e, também, nas relações de amizade com a comunidade de São Luiz Gonzaga. E, se houver a possibilidade de prolongar a atuação no país através do programa "Mais Médicos", Rafael, Yamirka e Saul estarão dispostos a continuar contribuindo com a rede de atenção básica brasileira.
ATUAÇÃO - De acordo com o programa "Mais Médicos", os três profissionais de medicina irão atuar na rede de atenção básica do município por três anos. Neste período, os médicos irão trabalhar na saúde primária em carga horária semanal de 40h (sendo oito horas destinadas a estudos em casa), dentro das diretrizes do programa ESF. Para iniciar a atuação no município, os profissionais precisam aguardar a autorização do Ministério da Saúde, o que deverá ocorrer nos próximos dias. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)