Conhecendo os secretários - Ionara Comparsi de Morais

Com extenso currículo na área da Saúde, a nova secretária da pasta, Ionara Comparsi de Morais, assumiu a função na última terça-feira com o objetivo de efetivar a saúde do cidadão são-luizense dentro dos princípios e diretrizes do SUS, contando, para isso, com o trabalho em equipe e comprometimento de todos os profissionais da área para o melhor atendimento junto à comunidade do município.
PERFIL - Natural de São Luiz Gonzaga, Ionara Comparsi de Morais é filha de Nelson Pereira de Morais e Cleusa Comparsi de Morais e mãe de Valentina de Morais Wottrich. Terapeuta ocupacional formada pelo Instituto Porto Alegre (IPA) em 2000, Ionara é pós-graduada em Reabilitação com ênfase em Ações Comunitárias pela mesma universidade e pós-graduanda em Formação Pedagógica pelo SEG de São Luiz Gonzaga.
CURRÍCULO - O primeiro trabalho de Ionara na área da Saúde foi no Hospital Psiquiátrico São Pedro, como estagiária contratada de Terapia Ocupacional. Após a conclusão do curso superior, atuou na Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves como Terapeuta Ocupacional no Setor de Saúde Mental, no período de 2000 a 2002. Em maio de 2002, prestou concurso público da Prefeitura de São Luiz Gonzaga para o cargo de Terapeuta Ocupacional e, com a aprovação, voltou a residir no município após seis anos na capital do Estado.
CAPS II - Ionara foi convocada para assumir o cargo em julho de 2002, ficando lotada no setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. No mesmo ano, criou o CAPS II Saúde Mental, estruturando-o e atendendo a comunidade, especialmente, através de grupos e de atividades que são o foco da Terapia Ocupacional. Assim, no ano seguinte, recebeu a função de coordenar o referido setor, cargo que estava desempenhando até agora. Durante sua atuação no CAPS II, e devido à necessidade de ampliar a rede de atendimento, Ionara encaminhou o projeto do CAPS Álcool e Drogas, o qual iniciaria suas atividades em 2006.
ATUAÇÃO - No ano de 2002, Ionara foi convidada a atuar e colaborar na criação e na organização da Associação Comunidade Terapêutica Missioneira - ACOTEMI, atendendo a clientela por aproximadamente por 3 anos. Em 2008, foi colaboradora voluntária na criação do CEDEDICA (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), onde foi presidenta-fundadora e, atualmente, é membro da diretoria. Ainda como coordenadora do CAPS, no ano de 2012, Ionara encaminhou, junto à Secretaria Estadual de Saúde, dois projetos de Oficinas Terapêuticas na área da Saúde Mental na Atenção Básica, recentemente implantados e em pleno funcionamento nas unidades do ESF do bairro Duque de Caxias e na Saúde Prisional. Atualmente, Ionara representa o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO no Conselho Municipal de Saúde, além de fazer parte do corpo docente do curso de Técnico de Enfermagem do SEG de São Luiz Gonzaga, sendo responsável pela disciplina de Saúde Mental.
PRIMEIROS PASSOS - Nos primeiros dias como titular da Secretara da Saúde, Ionara ressalta que tem, como plano, desempenhar um trabalho exploratório, ou seja: se interando de todos os setores da pasta com o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional e estratégico para, a partir disso, traçar metas e pensar em readequações, melhorias e projetos necessários para a população são-luizense.
Segundo Ionara, seu objetivo é a efetivação da saúde do cidadão são-luizense dentro dos princípios do SUS, com gestores, profissionais e trabalhadores da saúde conduzindo suas ações nesta diretriz: "Toda a organização do trabalho deve seguir essa premissa, buscando diariamente a superação de dificuldades, obstáculos e conflitos em prol do usuário. Dessa forma, tenho como plano desempenhar um trabalho comprometido e responsável, com transparência e respeito aos critérios técnicos a fim de desenvolver uma atenção em saúde justa e eficaz. Para isso, conto com a colaboração individual dos colegas servidores, tendo-os como parceiros e companheiros nos desafios que teremos juntos", salienta a secretária.
De acordo com a nova titular da secretaria, "para melhor efetivação dos objetivos traçados, acredito muito na rede intersetorial, pois em saúde não se produz sozinho. Além disso, conto com a população que também pode e deve colaborar nesse processo, não apenas na posição da crítica, mas, sim, na busca de sua própria saúde, objetivando hábitos de vida saudáveis, seguindo orientações, prevenindo-se e evitando agravos de doenças", finaliza. (Pela Assessoria de Imprensa das Prefeitura de São Luiz Gonzaga)