Indicadores do IDEB aumentam na Rede Municipal de Ensino de São Luiz Gonzaga

Os investimentos e projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino trouxeram resultados positivos para os estudantes de São Luiz Gonzaga! Conforme os últimos dados divulgados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), os percentuais da Rede Municipal aumentaram, indicando a melhora na qualidade do ensino nos educandários do município no decorrer dos anos.

O IDEB avalia o desempenho dos alunos do 5º e 9º ano. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar – obtidos no Censo Escolar – e as médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os números do último levantamento são de 2021 comparados aos de 2019. Em termos de proficiência e rendimento, a média do nível de qualidade educacional subiu de 5,3 para 5,8 nos anos iniciais e de 4,0 para 4,5 nos anos finais. Na disciplina de português, a média aumentou de 202 para 204. Já na disciplina de matemática, a média de 215 foi para 216.

A secretária municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), Mariza Klein Ditz, comemorou os resultados e ressaltou a atuação dos profissionais que atuam na Rede Municipal. “Sabemos que essa média pode melhorar, mas estamos muito felizes por obter esses resultados após dois anos de pandemia, sendo um ano totalmente com aulas à distância. Gostaria de destacar o comprometimento dos nossos professores, das equipes diretivas e dos funcionários das escolas, os quais não mediram esforços, principalmente nesse período de pandemia, para levar a educação e o aprendizado aos nossos alunos. Os números do IDEB comprovam todo esse esforço. Destaque também para as famílias no processo de aprendizagem, as quais estavam presentes e trabalhando com os professores”.

A titular da pasta também destacou as ações desenvolvidas pela SEMEDE. “Como secretaria, buscamos sempre estar próximas aos profissionais, dando continuidade ao trabalho iniciado em gestões anteriores. Realizamos investimentos em tecnologia, aulas de reforço de português e matemática, temos o projeto ‘Levanta IDEB’, promovemos o concurso literário, o  Projeto de Recomposição da Aprendizagem, educação psicomotora (devido ao período de isolamento dos estudantes na pandemia), formação de professores, assessoramento pedagógico, entre outras ações. Esses resultados são reflexos de todo o esforço e união da Rede Municipal, além de uma base sólida de ensino nos anos anteriores. Eu só tenho a parabenizar e agradecer o trabalho desenvolvidos por todos!”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga