Município recebe patrulha agrícola para assentamentos

A Prefeitura Municipal recebeu, na tarde desta quinta-feira, 16 de outubro, a patrulha agrícola destinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA para os municípios da região Missões/Fronteira. A patrulha agrícola, que conta com uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, uma caçamba e uma retroescavadeira, foi entregue em ato realizado no Salão Nobre da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, oportunidade em que o prefeito em exercício, Mário Trindade, e os secretários Aldimar Machado e Luiz Carlos K. de Oliveira, receberam representantes de vários assentamentos do município para a formalização da entrega do maquinário.

Presente na reunião, o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Ronaldo Franco de Oliveira, explicou a maneira como o maquinário será utilizado pelos municípios. Segundo Oliveira, as prefeituras inscritas no programa do MDA irão receber, através de concessão de uso, a patrulha agrícola para realizar o serviço nas estradas e acessos aos assentamentos dos seus municípios, em forma de rodízio. Desta forma, após a utilização do maquinário em Capão do Cipó, o município de São Luiz Gonzaga foi o segundo a receber a patrulha, e irá realizar a manutenção dos cerca de 147 km dos acessos e das estradas de ligação dos assentamentos à sede, antes de encaminhar o maquinário para o próximo município cadastrado. Neste intuito, foi encaminhado um Termo de Convênio ao Governo do Estado, o qual, após sua assinatura, autorizará o trabalho do maquinário em São Luiz Gonzaga, assim como a devida licença ambiental, a qual já foi solicitada pela Secretaria de Obras para o INCRA.

O prefeito em exercício, Mário Trindade, ressaltou aos presentes no ato as dificuldades enfrentadas pelos assentados no dia-a-dia, principalmente por conta das adversidades acarretadas pelas chuvas junto às estradas de ligação dos assentamentos à sede do município, assim como os próprios acessos. Assim, enalteceu a vinda da patrulha agrícola e a união consolidada entre os assentados, Administração Municipal, SDR e Cooptec, na busca pela patrulha, o que fortaleceu o pleito da Administração Municipal em se cadastrar e receber os referidos maquinários. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)