Agroindústrias recebem instruções para ampliação do SIM

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAG, está realizando visitas técnicas junto às agroindústrias do município com o objetivo de esclarecer as especificidades da futura ampliação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM e das possibilidades de desenvolvimento das agroindústrias familiares e pequenos produtores do município com adequações que possibilitarão um salto de qualidade na produção.

ACAMEL - Na última sexta-feira, 12 de setembro, a equipe da SEMAG, composta pelo secretário Aldimar Machado, pelo médico-veterinário Rodrigo Nagel e pela estagiária Fernanda Fronza, visitaram a Casa do Mel – ACAMEL, associação que conta, atualmente, com uma produção de mais de 10 mil kg de mel advindos da coleta feita por seis associados. Na oportunidade, o presidente da ACAMEL, Mauro Cadore, recepcionou a comitiva e conduziu a equipe por uma visita junto às instalações da associação, localizada nas proximidades da BR-285 e que possui grande infraestrutura para processamento do mel advindo dos produtores locais.

BENEFÍCIOS – O objetivo da Administração Municipal é atender a uma antiga e importante demanda do município que é a ampliação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, a qual trará grandes benefícios para os produtores e agroindústrias e, também, para os consumidores, os quais terão a garantia de estar adquirindo produtos inspecionados com certificação, uma vez que, atualmente, o SIM abrange apenas a produtos derivados do abate de animais.

No entanto, o intuito das visitas é de orientar sobre as vantagens de adequação à futura legislação do SIM sem impor restrições; assim, a visita feita pela equipe da Prefeitura Municipal tem o objetivo de esclarecer dúvidas e instruir sobre as adequações e melhorias que devem ser feitas para melhorar o padrão de qualidade do produto e, em breve, proporcionar o selo de qualidade do SIM ampliado.

PRAZOS - O médico-veterinário Rodrigo Nagel, recém empossado na Prefeitura Municipal, faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente designada para os trabalhos de instrução e acompanhamento das adequações das agroindústrias locais para a futura ampliação do SIM. De acordo com Nagel, a Prefeitura irá orientar e solicitar as adequações em um prazo condizente com a situação dos produtores, de forma a evitar prejuízos que possam comprometer a situação das agroindústrias. Futuramente, segundo o veterinário, com a certificação do SIM, as agroindústrias locais poderão solicitar convênio com o Sistema de Inspeção Federal (SIF) para a comercialização dos seus produtos em outros municípios, Estados e, inclusive, outros países, possibilitando o desenvolvimento real de nossas potências locais encontradas hoje nas pequenas agroindústrias de São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)