Conhecendo os secretários - Alex Rodrigo Nunes

Funcionário público municipal e advogado, Alex Nunes é o novo titular da pasta da Administração e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal, função efetivada em 1º de janeiro de 2015

PERFIL – Natural de São Luiz Gonzaga, Alex Rodrigo Vicente Nunes é filho de Adão Nunes e Lucilda Vicente Nunes. Funcionário público municipal desde julho de 2002, lotado inicialmente na Secretaria Municipal de Educação, Alex é formado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito - no Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA e advogado atuante desde 2009, mesmo ano em que foi convidado a fazer parte da Secretaria Municipal da Administração - SEMAD.

Após este período, Alex respondeu interinamente pela SEMAD em janeiro de 2012 pelo período de 20 dias. A partir de 2013, passou a ser membro integrante do Controle Interno da Prefeitura Municipal, Assessor Jurídico para Assuntos Legislativos no ano de 2014 e, novamente, em dezembro de 2014, respondeu interinamente pela pasta pelo período de 20 dias. Assim, em 1º de janeiro deste ano, foi nomeado Secretário Municipal da Administração e Desenvolvimento, exercendo a titularidade da pasta desde então.

DIRETRIZES E METAS - Segundo o secretário, nos primeiros dias de janeiro foi realizada uma análise da estrutura da secretaria e do número de servidores disponíveis na pasta. A partir da reestruturação, inclusive de pessoal, foi possível trabalhar diretamente nos principais problemas surgidos na pasta, como: reestruturação do Setor de Protocolo, com implantação de software de controle de processos, serviço este já contratado; reestruturação do Setor de Licitações e contratos para implantação de software interligando as secretarias e diminuindo a burocracia; melhoramento na estrutura do Setor de Pessoal, inclusive com a disponibilidade de contracheque online para os servidores. Segundo Alex, a Administração Municipal também trabalha com a perspectiva de mudança do Setor de Pessoal de local para fins de adaptação e acessibilidade.

Como metas da SEMAD, o secretário frisa também a atuação da Divisão de Trânsito em controlar e fiscalizar o trânsito no município, cuidando da sinalização vertical e horizontal, assim como desenvolver a política administrativa para a área através do Plano de Mobilidade Urbana que deverá estar pronto até março deste ano.

Outra área fundamental, de acordo com o secretário, é a atuação da Assessoria de Desenvolvimento Econômico para executar a política municipal de desenvolvimento da indústria, do comércio e da prestação de serviços, com o objetivo de formular programas de apoio aos empresários locais, promovendo a geração de emprego e renda, bem como realizar atividades afins e inerentes à área do desenvolvimento industrial e comercial.

Além disso, a SEMAD estará implementando ações voltadas para o desenvolvimento do turismo local e regional através do Setor de Turismo, com destaque para a Praça Jayme Caetano Braun e a estruturação do seu entorno. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)