Estudo sobre Plano de Mobilidade Urbana foi apresentado em audiência

Diagnóstico sobre o cenário atual e projeções futuras do trânsito em São Luiz Gonzaga foram elencadas por empresa responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município, o qual objetiva encontrar alternativas viáveis de melhorar o tráfego de veículos e pedestres

Foi realizada na noite da última quinta-feira, 17 de dezembro, no auditório do Centro de Saúde, a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana de São Luiz Gonzaga - PLANMOB. Na oportunidade, Alexandro de Oliveira, gestor de serviços públicos, apresentou o PLANMOB desenvolvido pela empresa Urbana Logística Ambiental do Brasil Ltda., contratada mediante licitação para estudos do trânsito de São Luiz Gonzaga e elaboração do referido plano.

Na ocasião, um estudo detalhado sobre as características das vias urbanas, trânsito, ocorrências e números de veículos foi apresentado, o qual refletiu o crescimento acelerado da frota de veículos na cidade e, com isso, a necessidade de se encontrar alternativas de “desafogar” o fluxo de automóveis de determinadas ruas, principalmente, as da área central da cidade.

PROJEÇÕES - Em seguida, foram apresentadas as etapas de elaboração do Plano, bem como as características do município que permearam os estudos para o PLANMOB, o qual constatou o crescimento acelerado da população, e, consequentemente, do número da frota de veículos. Segundo Alexandro, essa é uma questão preocupante, pois, em alguns anos, mais precisamente em 2043, São Luiz terá mais de 145 mil veículos para pouco mais de 40 mil habitantes, de acordo com projeção feita sem nenhuma variável, em estudo de proporção.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO - A questão do estacionamento rotativo também foi abordada, apresentando uma estimativa de vagas em diversos trechos da área central da cidade, o que totalizaria 1806 vagas, o que, para o técnico, não necessitaria ser implantada em sua totalidade imediatamente, mas de forma gradativa, priorizando trechos que contemplem proximidades de bancos, comércio, entre outros. A proposta do estacionamento rotativo seria abranger essa área definida de segunda a sábado de manhã. Logo após, em proposta levantada pelo técnico, foi votada, por unanimidade dos presentes, pela implantação em três etapas (de forma gradativa) do estacionamento rotativo. Neste intuito, foi explicado que, na implantação, poderá constar tecnicamente na licitação da empresa que irá efetuar a implantação do estacionamento rotativo a tarefa de realizar a mesma em três fases, compreendendo metas pré-estipuladas no PLANMOB.

Ao final da audiência e com diversas explanações, o público participou com várias sugestões, as quais serão incluídas no prognóstico do PLANMOB que será apresentado em nova audiência pública no primeiro bimestre de 2015, para fomentar definitivamente o plano antes de seu encaminhamento para sanção. A partir disso, São Luiz Gonzaga contará com um plano de metas a longo prazo para resolver, definitivamente, o problema de mobilidade urbana no município. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga