Família de Luiz Carlos Prestes visita o Executivo Municipal

• Comemorações dos 90 anos da coluna e concepção de um marco no município foram assuntos tratados na oportunidade

Assunto: Secretaria da Administração  |   Publicado em: 05/06/2014 às 13:55   |   Imprimir

Na manhã desta segunda-feira, 2 de junho, a Prefeitura Municipal recebeu a visita de comitiva composta pela viúva e filhos do revolucionário Luiz Carlos Prestes e do deputado estadual Raul Carrion, organizador do roteiro percorrido pela família Prestes nos municípios da região nos últimos dias.
Segundo o deputado Carrion, com as comemorações de 90 anos do levante histórico que ficou conhecido como Coluna Prestes, o qual teve seu marco inicial em São Luiz Gonzaga, em 1924, a família de Luiz Carlos Prestes retorna à região visitando os municípios em que as tropas revolucionárias percorreram durante a marcha.
Presentes na reunião, a viúva de Prestes, Maria, e os filhos Mariana e Luiz Carlos Prestes Filho, ressaltaram o compromisso de enaltecer um dos fatos históricos mais marcantes do país, cujo início do levante ocorreu em São Luiz Gonzaga e permanece até hoje lembrado em um dos pontos turísticos mais visitados do município. Construída em 1926 após a promessa feita por um grupo de senhoras e pelo padre Monsenhor Wolski, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes simboliza a fé e religião da comunidade local e mantém, até hoje, a memória do levante da Coluna Prestes em São Luiz Gonzaga.
Luiz Carlos Prestes Filho, ressaltando as homenagens aos 90 anos da Coluna Prestes, discorreu acerca dos marcos erguidos em municípios que fizeram parte do roteiro percorrido pelas tropas revolucionárias, salientando o processo de preservação da memória do levante histórico. O prefeito Junaro Figueiredo ressaltou a importância de manter as raízes históricas/culturais do país, principalmente, por conta de São Luiz Gonzaga e região terem sido berço do início da Coluna Prestes. Assim, informou à família Prestes que, durante os eventos programados para outubro, alusivos à lembrança dos 90 anos da Coluna, a Prefeitura Municipal, juntamente com o Instituto Histórico e Geográfico, estarão divulgando oficialmente a concepção de um marco em homenagem ao histórico levante em São Luiz Gonzaga.
Logo após, o Chefe do Executivo recebeu das mãos de Maria Prestes o seu livro intitulado "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", assim como exemplares do livro "Coluna Prestes - 90 Anos", de autoria do deputado estadual e historiador Raul Carrion. Juntamente com as publicações, a comitiva presenteou a Prefeitura Municipal com um mapa elaborado com o roteiro da Coluna Prestes. Na oportunidade, o prefeito Junaro e a chefe do Setor de Turismo, Sandra Ferreira, presentearam a família Prestes com um quadro com a imagem da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, principal registro da história da Coluna Prestes em São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)