Município participa de reunião com a ALL

Na última terça-feira, 20 de maio, mais uma reunião pela reativação dos serviços de cargas via linha férrea na região foi realizada. Na oportunidade, o prefeito Junaro Figueiredo e o assessor jurídico da Coopatrigo, Alderino Vieira, estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Catuípe participando de audiência com representantes da América Latina Logística - ALL, concessionária de transporte ferroviário de cargas e atual responsável pelo traçado que compreende os municípios da região missioneira.
De acordo com o prefeito Junaro, na audiência com a ALL, os diretores da concessionária informaram que estão sendo feitos estudos para a retomada do serviço de carga, inclusive, uma nova reunião será realizada em São Luiz Gonzaga, desta vez, para tratar diretamente com cooperativas e produtores locais sobre o interesse na reativação do serviço, como forma de embasar uma decisão nesse sentido.
Outro ponto abordado na audiência foi a questão do antigo prédio da estação ferroviária de São Luiz Gonzaga, o qual, atualmente, está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - DNIT. Segundo Junaro, este assunto foi levado à audiência de terça após o recebimento de ofício da ALL comunicando que procedeu à desvinculação do imóvel, por entender que o mesmo havia deixado de ser essencial à prestação do serviço público do qual a ALL é concessionária.
Para o Chefe do Executivo, como o antigo prédio da estação ferroviária faz parte da história de São Luiz Gonzaga, a Administração Municipal está pleiteando junto ao DNIT a devolução do patrimônio ao município, no intuito de, posteriormente, buscar recursos para a sua restauração e, consequentemente, proporcionar seu usufruto pela comunidade são-luizense. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)