Videomonitoramento foi tema de reunião pública

  • Encontro que tratou de explanações do projeto de implantação de sistema de vigilância no município ocorreu na Câmara de Vereadores

    Assunto: Secretaria da Administração  |   Publicado em: 19/05/2014 às 16:58   |   Imprimir

Na última sexta-feira, 28 de março, o plenário da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga foi palco de reunião pública para apresentação do projeto de implantação do sistema de videomonitoramento no município através de câmeras de vigilância.
PRESENÇAS - Com boa participação da comunidade, a reunião contou com a presença do prefeito em Exercício, Mário Trindade, do presidente da Câmara, vereador Reni Rodrigues Lopes, do coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), inspetor Edison Ricardo Engers Lisbôa, e dos deputados federal e estadual, Fernando Marroni e Miriam Marroni, respectivamente, os quais fizeram parte da mesa de honra. Também estiveram presentes o comandante do 14º BPM, capitão Luiz Maders, os vereadores José Antônio Caetano Braga, Paulo César Trindade Garcia, Maria de Lourdes Matzenbacker, Carina Cassol e Adão Schmidt, além do ex-comandante do 14º BPM, major Praudelino Batista dos Santos Sobrinho, do presidente do Sindicato Rural, Maurício Caíno, do presidente da ACI, Nilton Teixeira, e demais lideranças locais, imprensa e comunidade em geral.
O prefeito em exercício Mario Trindade abriu os trabalhos, ressaltando a importância do debate em torno da segurança pública e a participação da comunidade neste processo. Neste intuito, Mário ressaltou os esforços em conjunto da Administração Municipal e GGI-M em providenciar um estudo detalhado para a implantação do sistema de videomonitoramento em São Luiz Gonzaga, o que irá trazer bons frutos para a comunidade em breve.
O presidente da Câmara, Reni Rodrigues Lopes, agradeceu a presença da Administração Municipal, GGI-M, deputados e da comunidade, colocando a Casa à disposição no processo de debate em torno dos assuntos pertinentes ao bem estar da população.
Logo em seguida, o deputado federal Fernando Marroni (PT) explanou acerca da emenda de R$ 1 milhão de sua autoria destinada ao município para a aquisição do sistema de videomonitoramento bem como a questão da segurança pública, uma das metas do governo federal em ampliar os mecanismos de atuação dos órgãos de segurança pública. Nessa linha de pensamento, a deputada estadual Miriam Marroni (PT) abordou os benefícios que o videomonitoramento influi nas cidades que adotaram o sistema, com a redução da criminalidade e a possibilidade ampliada de elucidação de ocorrências por parte da polícia.
O PROJETO - No objetivo de explanar sobre o processo de formatação do projeto são-luizense, o coordenador-executivo do GGI-M, inspetor Edison Ricardo Lisbôa, assumiu a tribuna e, durante 15 minutos, abordou a forma em que os órgãos de segurança de São Luiz Gonzaga definiram os pontos estratégicos para a instalação das futuras câmeras, os benefícios que o sistema trará para a segurança dos cidadãos e, principalmente, para o serviço da Brigada Militar e Polícia Civil, bem como a contemplação de São Luiz Gonzaga pelo programa ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), o qual destinará para o município 10 câmeras de vigilância, as quais irão somar aos demais equipamentos que constam no projeto encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública para aquisição do sistema de videomonitoramento através da emenda de R$ 1 milhão do parlamentar petista. Segundo Lisbôa, o projeto que visa a aquisição da emenda já foi encaminhado ao Sistema de Convênios do Governo Federal com todas as especificações técnicas, restando agora aguardar a liberação do recurso para posterior licitação dos equipamentos a serem instalados em São Luiz Gonzaga.
Ao final do encontro, o público presente efetuou perguntas e opiniões, encerrando a reunião com êxito no processo de explanação do referido projeto destinado à segurança pública do município. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)