Pleito pela implantação de curso de artes em São Luiz

Na manhã de segunda-feira, 24 de março, foi realizada reunião pública entre a Administração Municipal, Movimento Pela Extensão da UFFS em São Luiz, entidades locais e representantes da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS. Na oportunidade, o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, e o diretor do campus de Cerro Largo, Edemar Rotta, ouviram o pleito defendido pela comunidade são-luizense pela implantação de uma extensão da universidade federal.
Com a apresentação da coordenadora pedagógica da 32ª CRE, profª Guiomar Terra dios Santos, foi dado início à reunião, com a vereadora Eni Malgarim apresentou os aspectos culturais da comunidade regional e enfatizando a importância em profissionalizar o segmento artístico local, como forma de buscar o desenvolvimento através do fortalecimento cultural advindo da implantação de um curso de artes em São Luiz Gonzaga.
Neste objetivo, foi dada a palavra ao público, dos quais o jornalista José Grisolia Filho, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Maria Ivone de Ávila Oliveira, o secretário da Administração Itamar Baptista Chagas, o coordenador da 32ª CRE, Ayrton Ávila da Cruz, e o profº Rossato, representando os deputados Jeferson Fernandes e Elvino Bohn Gass, avalizaram o pleito são-luizense, destacando aspectos culturais e sociais que motivam a criação de um Curso de Artes através de uma universidade federal, oportunizando as novas gerações a alcançar o seu espaço por meio da profissionalização através do ensino superior.
Em seguida, o prefeito Junaro Figueiredo reforçou o pedido, entregando em mãos do vice-reitor da UFFS e do diretor do Campus de Cerro Largo um ofício pleiteando a extensão da universidade federal em São Luiz Gonzaga através de um curso de artes, oferecendo, em contrapartida, o complexo denominado "Frei Armando Seibert", o qual compreende salas de aula e espaços para eventos e palestras, em área central e histórica do município.
Logo após, o diretor Edemar Rotta destacou a reivindicação da comunidade são-luizense, informando o processo de crescimento do campus de Cerro Largo, ao que Rotta divulgou dados e metas da instituição instalada no município vizinho há quatro anos, dentre elas, o processo de expansão da UFFS. Neste intuito, o vice-reitor Antônio Andrioli salientou a existência de edital publicado para a implantação de um curso de artes, o que poderá ser efetivado em São Luiz Gonzaga, uma vez que a referência cultural da "Capital Estadual da Música Missioneira" é de reconhecimento mútuo entre os municípios da região.
Desta forma, com o aceno positivo da possibilidade de implantação de uma extensão da UFFS através de um Curso de Artes, será formada uma comissão composta por integrantes da universidade de Cerro Largo, da UNIPAMPA de São Borja e de São Luiz Gonzaga, comissão esta que irá trabalhar em torno de um projeto para ser apresentado na metade do ano junto ao Conselho Universitário da UFFS objetivando a implantação do curso de artes em São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)