Obras da Corsan em São Luiz Gonzaga deverão iniciar em abril

Encontro entre a Administração Municipal e representantes da estatal definiu procedimentos para início do serviço de troca da rede de abastecimento de água e esgoto no município
Na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro, representantes da superintendência da Corsan e o gerente da Unidade local estiveram reunidos com o prefeito em exercício Mário Trindade, juntamente com os secretários Luiz Carlos K. de Oliveira e Révis Moura. Como pauta da reunião, a informação por parte da Corsan de previsão de início das obras em São Luiz Gonzaga, as quais devem ocorrer já no mês de abril.
De acordo com os superintendentes, a Corsan estará publicando edital até o final deste mês para contratação de empresa que executará as obras na cidade. Assim, conforme os trâmites legais, a ordem de início dos trabalhos em São Luiz provavelmente será em abril, e deverá contar com organograma elaborado a partir do planejamento das ruas a receberem, num primeiro momento, as obras de substituição da rede antiga de esgoto.
Nos próximos dias, a Prefeitura Municipal estará informando à Corsan sobre quais as ruas da cidade estarão sendo contempladas com obras previstas nos projetos pertencentes ao financiamento do Badesul e do PAC-2. Com a confirmação das vias urbanas a receberem a nova camada asfáltica ou novo calçamento, a Corsan poderá realizar as obras primeiramente nestas ruas, de forma a evitar uma intervenção futura após o asfalto ou o calçamento estiver pronto.
Segundo o prefeito em exercício, Mário Trindade, além de um grande anseio da população, a previsão de início das obras de saneamento em São Luiz será a concretização de um grande salto na qualidade de vida no município, cuja implantação do sistema moderno de abastecimento de água e esgotamento sanitário está firmada no contrato assinado entre a Administração Municipal e Corsan, uma das metas cumpridas pela atual gestão de fomentar o investimento de recursos federais através da gestão compartilhada com a estatal.
CONTRATO - O contrato com a Corsan prevê o investimento de R$ R$ 67 milhões, com o aporte de cerca de R$ 4 milhões de fundo criado a partir da gestão compartilhada para serem remetidos a obras na área ambiental. Além da aprovação para investimentos na área no valor de R$ 1 milhão, em 2014, outros R$ 500 mil serão destinados ao Fundo da Gestão Compartilhada, recurso que estará à disposição da Prefeitura para obras de saneamento ambiental. A concessão para a prestação dos serviços pela estatal em São Luiz Gonzaga será de 30 anos.
LIGAÇÃO DE UM NOVO POÇO - Presente na reunião com o Executivo Municipal, o gerente da Unidade de Saneamento de São Luiz, Sandro Réus, informou que a Corsan efetuou nesta semana a ligação de um novo poço artesiano localizado na Rua Dinarte Vieira Marques, nas proximidades do Lar do Idoso. Com a ligação efetuada, a Corsan terá um aumento considerável na distribuição de água à comunidade local.
REFORMAS E LIGAÇÃO DE REDE D'ÁGUA - O gerente da Corsan também informou à Administração Municipal de que está foi efetuada a reforma total da Estação de Tratamento e dos reservatórios da Unidade local, de modo a melhorar o atendimento à população e adequar a Estação ao novo sistema de abastecimento de água que estará sendo implantado no município. Além disso, Sandro salientou que a conclusão das obras de ligação da rede d' água do arroio Barrigudo, antigo anseio da localidade, foi concretizada graças ao trabalho conjunto da Secretaria de Obras e Corsan, enaltecendo um dos objetivos da atual gestão municipal em fomentar a união em prol do desenvolvimento local, evidenciado no slogan "município forte se faz com povo unido". (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)