Sindicância para apurar possível fraude no cartão Unik

Para evitar infortúnios aos servidores, pagamentos à UNASP (que viabiliza a utilização do cartão de crédito) foram suspensos até o esclarecimento do caso
Após reclamações de servidores da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga sobre possível caso de fraude envolvendo o cartão Unik, o qual é disponibilizado por meio de convênio com a União Nacional de Servidores Públicos - UNASP (cujo contrato foi firmado com a municipalidade em meados de 2005), a Administração Municipal determinou procedimentos para esclarecer o caso e evitar prejuízos aos servidores.
O CASO - O serviço de crédito Unik, que até então estava sendo prestado sem problemas para o funcionalismo público do município, está sendo alvo de sindicância e inquérito policial. O motivo foi reclamações de servidores municipais sobre descontos indevidos em seus contracheques advindos de uma possível fraude quanto à utilização do cartão Unik. Segundo a Administração Municipal, servidores relataram descontos feitos no mês de dezembro de 2013 e janeiro deste ano pelo cartão Unik. A evidência de possível fraude foi de que servidores, que até então não haviam feito o desbloqueio do cartão, também teriam sido lesados, com compras feitas em outras cidades cujos valores foram cobrados pela UNASP junto à Prefeitura de São Luiz Gonzaga, a qual faz o repasse dos créditos utilizados pelos servidores.
PROVIDÊNCIAS - Com a constatação de possível irregularidade, a Administração Municipal está tomando todas as providências para auxiliar os servidores e contribuir no trabalho de investigação que está em andamento. Desta forma, a recomendação aos servidores que constataram descontos indevidos é de que procurem a Delegacia de Polícia Civil para o registro de ocorrência e o PROCOM, localizado junto à prefeitura.
SUSPENSÃO DO DESCONTO - Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, a Administração Municipal determinou a suspensão do pagamento dos valores referentes a dezembro de 2013 e janeiro de 2014 até que seja esclarecido o caso, de forma a evitar danos maiores aos servidores públicos municipais. Este procedimento já foi informado formalmente à UNASP.
SINDICÂNCIA - Além disso, a Administração determinou a abertura de sindicância interna para averiguação de possível fraude junto ao sistema de crédito Unik; paralelamente, sugeriu à Polícia Civil a instauração de inquérito policial para apurar o caso. Segundo o Chefe do Executivo, todas as providências serão tomadas para evitar que os servidores acabem lesados por possíveis irregularidades, ressaltando a necessidade dos funcionários que tiveram descontos indevidos de realizar o registro policial e informar o Setor de Pessoal da Prefeitura sobre a situação. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)