Conhecendo os secretários - Itamar Baptista Chagas

Tendo como meta melhorar os serviços ao cidadão e atender as demandas da sociedade, o novo secretário da Administração da gestão de Junaro Figueiredo e Mário Trindade assumiu a respectiva pasta no último mês de novembro, e conta com a experiência e formação profissional necessária para contribuir com o desenvolvimento do trabalho da Administração Municipal na melhoria dos processos em benefício do contribuinte, visando a prestação de um serviço público de qualidade.
PERFIL - Natural de Canoas, Itamar Baptista Chagas é casado com a professora Maria de Lourdes Both Chagas, com quem tem duas filhas. Professor de História da Escola Estadual Gustavo Langsch (Polivalente), a formação profissional do novo secretário da Administração compreende curso técnico em Transações Imobiliárias, graduação em Estudos Sociais pela UNIJUÍ e em Comércio e Serviços (Mercadologia) pela PUC-RS, pós-graduação em Educação Ambiental (FACIPAL-PR), mestrado em Gestão de Instituições Educativas (UAA) e doutorado em Educação (Gestão Educacional) pela UTIC. Atualmente, exercia as atividades como corretor de imóveis na Imobiliária Gaúcha e consultor empresarial credenciado pelo Sebrae/RS.
Em suas atividades profissionais, Itamar teve atuação como vereador em Roque Gonzales por dois mandatos, além de exercer a função de presidente da Câmara, secretário municipal, e diretor da Escola Estadual Tiradentes do referido município. Em São Luiz Gonzaga, atuou como radialista, delegado regional de Educação na 32ª CRE, conselheiro tutelar, vereador, presidente da Câmara e diretor do Núcleo Estadual Jorge Vicente Pacheco.
DIRETRIZES - Segundo Itamar, o seu objetivo à frente da pasta da Administração é trabalhar nas metas estabelecidas pela gestão do prefeito Junaro Figueiredo e do vice-prefeito Mário Trindade, uma vez que sua secretaria é responsável pelo ritmo do governo municipal e acompanha todos os processos administrativos que também envolvem as demais secretarias. O secretário destaca que "hoje, iniciando o nosso trabalho, estamos desempenhando os serviços rotineiros e pensando em projetos futuros. Para isso, buscaremos a parceria dos demais órgãos do Governo, bem como da sociedade e demais esferas, seja Municipal, Estadual ou Federal". Além disso, Itamar salienta que, no âmbito do Legislativo Municipal, caberá à Secretaria da Administração todo o Processo Legislativo, mantendo a autonomia e a independência dos poderes, mas priorizando um relacionamento harmonioso e de respeito mútuo.
PRIMEIROS PASSOS - Após sua posse na secretaria da Administração, o secretário ressalta que as primeiras medidas tomadas estão sendo no sentido de conhecer a atual situação para elaborar um diagnóstico; assim, a partir disso, serão traçadas as metas para o futuro. De acordo com Itamar, "como estamos no final do exercício deste ano, iremos planejar o 2014 com tranquilidade, seguindo as orientações da Administração para melhorar cada vez mais os serviços à comunidade". Sobre as mudanças a serem tomadas, o secretário salienta que "se tiver que falar sobre uma prioridade, hoje, digo que é o trânsito da cidade, além da implantação do sistema de mototáxis, a gestão dos Recursos Humanos e a melhoria dos processos como um todo, de forma com que o contribuinte seja o primeiro a ser beneficiado com um serviço público de qualidade, em um trabalho em conjunto com a comunidade com diálogo e determinação". (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)