Assinado convênio para construção de casas em São Luiz

Na última quinta-feira, 24 de outubro, o Executivo Municipal firmou convênio com a Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Ijuí - CREHNOR Noroeste. Com o objetivo de fomentar a construção de unidades habitacionais na cidade de São Luiz Gonzaga através de programas federais, o convênio assinado permitirá que famílias com renda de até R$ 1.600,00 tenham acesso a casas populares com mensalidades que compreenderão apenas 5% de sua renda líquida.
CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO ACOMPANHOU EXPLANAÇÕES
Na manhã de quinta, o Conselho Municipal de Habitação de São Luiz Gonzaga, revitalizado após lei sancionada nesta semana, realizou reunião com os representantes das entidades participantes do conselho. Durante o encontro, foi discutido acerca da previsão de assinatura do referido convênio, oportunidade em que, após a reunião, o diretor-presidente da CREHNOR Noroeste, Ailton Martins Croda, apresentou as especificidades dos modelos de políticas públicas de habitação nas quais a cooperativa atua.
A COOPERATIVA - Segundo Croda, a CREHNOR Noroeste, que trabalha na construção de unidades habitacionais em vários municípios do RS e de outros estados, é conveniada junto ao Ministério das Cidades, o qual proporciona, através dos programas FDS e PNHU, financiamentos diferenciados e condizentes para famílias com renda comprovada entre R$ 100,00 a R$ 1.600,00, com pagamento de parcelas mensais de 5% da renda líquida.
Após as explanações ao Conselho, o qual terá a função de auxiliar o Executivo na criação de normativas que regulamentem os critérios da municipalidade quanto ao cadastro dos beneficiários, o convênio com a CREHNOR foi assinado entre o prefeito Junaro Figueiredo e o diretor da cooperativa, no objetivo de dar início imediato à implantação de políticas habitacionais em São Luiz Gonzaga.
O próximo passo a ser dado será a publicação de um edital por parte da Administração Municipal com os critérios do Governo Federal e, também, do município (criados a partir das propostas elencadas pelo Conselho Municipal de Habitação), para informar acerca dos pré-requisitos básicos para o enquadramento dos beneficiários pelos programas habitacionais. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)