Agência de Desenvolvimento foi tema de reunião na ACI

• Secretário santa-rosense Fernando Borella apresentou características de agência do município que visa a soma de forças em prol do desenvolvimento

Assunto: Secretaria da Administração  |   Publicado em: 19/05/2014 às 11:34   |   Imprimir

Na última quarta-feira, o Salão de Atos da Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga - ACI recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa, Fernando Borella. Na oportunidade, que contou com a presença de representantes de entidades de vários segmentos do município, Borella explanou acerca da Agência de Desenvolvimento - AD de Santa Rosa, ONG sem fins lucrativos que desempenha um papel muito importante naquele município em relação a estudos, projetos e decisões visando o desenvolvimento local.
A vinda de Borella foi proporcionada após convite do prefeito Junaro Figueiredo, em reunião realizada com a Administração Municipal de Santa Rosa. Com o apoio da ACI em organizar o encontro, as entidades locais puderam conhecer o modelo da referida agência santa-rosense e a importância do trabalho desempenhado pela mesma.
O QUE É - Segundo o secretário, a Agência de Desenvolvimento foi constituída em 27 de março de 2001, no intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico da região noroeste, apoiar institucionalmente as empresas locais e fomentar importantes parcerias para a realização de projetos. De acordo com Borella, a AD estudou as principais diretrizes de desenvolvimento das empresas, a partir de colaboração das associações e universidades na pesquisa. A ideia era focar nas potencialidades regionais e auxiliar no desenvolvimento sustentável, ressaltando nos aspectos em que o município se destaca e viabilizando projetos a longo prazo junto aos atores públicos e privados.
A Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa é formada por 12 entidades e diversos apoiadores, cuja estrutura está localizada na ACISAP, com o apoio da Prefeitura Municipal quanto ao atendimento. Segundo Borella, como a AD abrange representantes de entidades e empresas de vários segmentos, a representatividade é muito maior e a soma de esforços de todos proporciona a concepção de grandes projetos.
PROJETOS - Como exemplos de ações da AD, o secretário citou a mobilização em torno das promoções natalinas, em que todas as empresas auxiliam na sua realização, representadas diretamente pela agência, sem conflitos corporativos. Além de ser um conselho consultivo, a AD também é deliberativo, pois idealiza projetos ligados diretamente ao desenvolvimento local. Para ilustrar, Borella citou o projeto criado pela AD para a implantação de fábrica da Nestlé em Santa Rosa (que, mesmo não concretizada, demonstrou o empenho das entidades participantes em torno do objetivo), o projeto de implantação do aeroporto para voos com até 60 passageiros (no intuito de facilitar as viagens comerciais para Porto Alegre) e o projeto "Jornada pelo Desenvolvimento", o qual foi concebido após diversos estudos pelas entidades parceiras compreendendo os vários segmentos como forma de alavancar o desenvolvimento local. Neste projeto, destacam-se as propostas de reforma tributária com unificação do ICMS, de investimento nas instituições de pesquisa e desenvolvimento, de adequação da legislação trabalhista, entre outros.
IMPRESSÕES POSITIVAS - Após as explanações do secretário, os presentes acenaram positivamente com a possibilidade de implantar em São Luiz Gonzaga um modelo de agência semelhante, a exemplo de outras 25 cidades do RS que possuem suas próprias ADs. Segundo o presidente da ACi, Nilton Teixeira, a iniciativa do Chefe do Executivo em trazer o secretário Borella para explanar sobre a agência foi muito importante, pois se criou uma possibilidade real em criar uma agência são-luizense, principalmente, devido ao ambiente positivo em que o município vive atualmente por conta da realização da Expo São Luiz 2013. Para Nilton, a exemplo da Expo, que uniu as entidades em busca do mesmo objetivo, a criação de uma Agência de Desenvolvimento em São Luiz Gonzaga somaria em muito ao trabalho desenvolvido pelas associações já existentes, somando os esforços de todos os segmentos para o direcionamento das ideias.
Para o presidente do Sindilojas, Nelson Faleiro, uma AD iria auxiliar a Administração Municipal na tomada de decisões, pois o debate em torno das questões relacionadas ao desenvolvimento dos setores seria mais aprofundado, abrangente e com a participação efetiva dos participantes. Assim, auxiliaria tanto a prefeitura (com o respaldo criado nas decisões tomadas em conjunto com a representatividade da Agência) quanto o comércio e indústria (pois teria autonomia de desenvolver campanhas voltadas ao desenvolvimento dos setores).
Segundo Nilton Teixeira, após a realização da Expo São Luiz 2013 em outubro, o conteúdo da reunião de quarta-feira será levado à Diretoria da ACI para apresentação e posterior estudo de viabilidade de implantação de estrutura semelhante em união dos segmentos da sociedade são-luizense em prol do desenvolvimento. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)