Gestão Comunitária : discutindo as questões da comunidade

O Conselho criado para debater e sugerir ações em conjunto com a Administração Municipal realiza sua 5ª reunião com participação efetiva de entidades do município
Na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, foi realizada a reunião mensal do Conselho Consultivo da Gestão Pública Municipal - Gestão Comunitária, oportunidade em que os conselheiros representantes de entidades estiveram presentes discutindo os assuntos em pauta, elencados a partir de demandas existentes no município.
CÂMERAS DE MONITORAMENTO EM BANCOS E LOTÉRICAS - Como primeiro assunto, foi apresentada a proposta do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) quanto à implantação de câmeras de monitoramento no lado exterior de agências bancárias e lotéricas, objetivando inibir a ação der criminosos e oferecer segurança aos cidadãos. Os conselheiros presentes discutiram sobre a eficiência do sistema e a viabilidade para os estabelecimentos implantarem as referidas câmeras. Assim, foi deliberado que o Conselho irá solicitar ao GGI-M um relatório técnico apresentando números que envolvam a eficiência em inibir ações criminosas e o custo total de implantação do sistema.
TRÁFEGO DE CAMINHÕES NO CENTRO - O segundo assunto em pauta foi a questão do fluxo de caminhões de grande porte nas ruas centrais da cidade e as consequências ao trânsito de veículos menores e à estrutura do asfalto na área central, o qual não teria condições de suportar o fluxo constante dos referidos caminhões. Segundo os conselheiros, este assunto é muito importante e delicado, pois envolve a rotina de trabalho de vários estabelecimentos comerciais da cidade que constantemente são abastecidos por cargas trazidas pelos veículos de grande porte. Por isso, foi deliberado que o assunto será tratado individualmente em cada entidade para que, na próxima reunião da Gestão Comunitária, as propostas e sugestões sejam apresentadas ao Executivo Municipal.
BANCO DE DADOS - A criação de um banco de dados também foi apresentada, pois, segundo o autor da proposta, João Ronaldo Pereira, é uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento do comércio local e proporcionar facilidades aos novos empreendedores que desejam abrir um negócio. Com o acesso aos dados cadastrados em sistema municipal, cada pessoa poderia pesquisar a situação de mercado e da cidade, traçando um perfil de cada ramo comercial ou industrial de São Luiz Gonzaga à disposição dos empreendedores. Após a apresentação da ideia e da discussão, ficou sugerido que a proposta será levada à URI/São Luiz Gonzaga para uma troca de informações técnicas quanto à viabilidade de implantação.
TEMAS GERAIS - A situação da RS-168, que liga São Luiz Gonzaga/Santiago, foi apresentada. Segundo o secretário Jorge Ênio P. dos Santos, o referido trecho, de acordo com informações do DAER, já está licitado, faltando licitar alguns outros pontos. Por isso, a Gestão Comunitária, através da OAB/São Luiz Gonzaga, sugeriu à Prefeitura Municipal encaminhar ao Ministério Público e ao DAER o pedido de providências quanto à situação das estradas estaduais que abrangem o município são-luizense visando agilizar as demandas da região.
A situação do esporte no município, a licitação para operação tapa buracos e a limpeza das ruas também foram abordados, com os representantes da Administração Municipal prestando informações aos conselheiros presentes. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)