SEMPA alerta quanto às podas predatórias

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Setor Municipal de Proteção Ambiental - SEMPA, solicita à comunidade são-luizense uma atenção quanto às podas realizadas em árvores do município. De acordo com o chefe do SEMPA, Airton Nascimento, estão sendo constatadas, com certa freqüência, podas feitas de maneira irregular em árvores da cidade.
PODAS PREDATÓRIAS - Segundo o SEMPA, o cidadão que desejar realizar a poda de uma árvore deve entrar em contato com o Setor para retirar a autorização. Porém, está ocorrendo que, após a autorização, muitas pessoas efetuam a poda sem critérios ambientais, realizando um tipo de corte predatório nos galhos, vindo a comprometer a estrutura da árvore.
ORIENTAÇÕES - Se a fiscalização ambiental constatar a poda predatória em qualquer árvore ou vegetação no município, o órgão irá efetuar a notificação do proprietário, e, consequentemente, apontar a prática de crime ambiental, com a tomada de providências previstas em lei. Por isso, para evitar problemas, o SEMPA orienta a comunidade a buscar informações quanto à maneira correta de podar uma árvore junto ao Setor, localizado na Rua São João, no térreo do antigo ginásio Santo Antônio de Pádua. Segundo Airton Nascimento, outra forma é contatar as empresas prestadoras de serviço do ramo, as quais possuem o equipamento adequado e tem o conhecimento técnico necessário para a realização do serviço.
MATERIAL INFORMATIVO - No último mês, a prefeitura de São Luiz Gonzaga, com o apoio da CORSAN, disponibilizou para a população um material informativo com recomendações acerca do procedimento de podas. O referido folder foi entregue juntamente com a conta de água dos moradores, facilitando o acesso às informações do SEMPA.
FISCALIZAÇÃO - Em qualquer caso de poda predatória (onde a copa da árvore é retirada em grande parte ou de forma total), a comunidade pode e deve entrar em contato com o SEMPA para realizar a denúncia, para posterior notificação da autoridade ambiental. O telefone para contato com o SEMPA é 3352-1530. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)