SSP garante recursos para São Luiz Gonzaga

Portaria do ENAFRON define recursos para seis municípios, os quais irão elaborar projeto único para a aquisição de 10 câmeras, sala de monitoramento e treinamento para operadores
O Secretário do Planejamento Révis Moura, juntamente com o coordenador-executivo do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) Edison Ricardo Engers Lisbôa, estiveram em Porto Alegre na última segunda-feira, 20 de maio, em reunião na Secretária da Segurança Pública do Estado com o objetivo de buscar informações acerca da Portaria nº. 38/2013 do ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), na qual o município de São Luiz Gonzaga foi contemplado com um projeto de vídeomonitoramento com 10 câmeras de vídeo, sala de monitoramento e treinamento para os operadores do sistema.
O coordenador da reunião, delegado de polícia Carlos Santana, informou a referida Portaria não se trata de um edital, e, sim, uma confirmação de que os seis municípios que constam na mesma estão com os recursos garantidos, faltando somente a apresentação da documentação.
Desta forma, com a confirmação anunciada pelo delegado, ficou definido entre os representantes dos municípios de São Luiz Gonzaga, Rio Grande, Santana do Livramento, Uruguaiana e Bagé que será elaborado um projeto único pela Secretaria de Segurança Pública que contemplará as necessidades de cada cidade. Ficou acertado também que no dia 4 de junho será realizada em São Luiz Gonzaga reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), evento que ocorrerá na URI e contará com a presença do secretário da Segurança, Airton Michels, e demais autoridades que compõem o referido gabinete, além de convidados.
Segundo o coordenador-executivo do GGI-M, Edison Lisbôa, tal conquista só foi alcançada pelo fato de São Luiz Gonzaga manter um Gabinete de Gestão Integrada instalado e funcionando no município.
O secretário Révis Moura informou que a prefeitura já possuía um estudo técnico sobre o projeto de videomonitoramento e aguardava a abertura de um edital do Ministério da Justiça para cadastramento; porém, com a Portaria 38/2013 do ENAFRON, o projeto existente será readequado às exigências da referida Portaria. Para os estudos de adaptação do projeto, a Secretaria do Planejamento marcou reunião no dia 24 de junho entre todos os representantes dos órgãos de segurança pública do município para discutir a readequação. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com informações do GGI-M)