SEMECE recebe ônibus com acessibilidade

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte - SEMECE recebeu, na manhã desta segunda-feira, um ônibus escolar com acessibilidade destinado a estudantes com necessidades especiais
Na solenidade de entrega, estiveram presentes o prefeito Junaro Figueiredo, o secretário Vitor Hugo Nascimento, membros da SEMECE e da Escola de Educação Especial Ananias Tadeu - APAE, além dos vereadores José Antônio Caetano Braga, Reni Rodrigues Lopes, Maria de Lourdes Matzembacher, Sidney Brondani e Paulo César da Trindade Garcia.
O ônibus, fabricado pela Marco Polo, foi adquirido pelo valor de R$ 132 mil através do programa "Caminho da Escola", oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDEMEC. O veículo, que tem capacidade para 16 pessoas (sendo dois lugares para cadeirantes), possui equipamento de elevação de cadeiras de rodas, permitindo a acessibilidade do estudante ao interior do ônibus.
De acordo com o secretário da Educação, Vitor Hugo Nascimento, como a licitação para o transporte escolar no município para este ano já foi realizada, o ônibus com acessibilidade, neste primeiro momento, irá atender os estudantes com necessidades especiais. Para o início do serviço no novo veículo, o ônibus precisará passar por revisão, emplacamento e seguro. Após a regularização (que poderá ser concluída em até 60 dias), o veículo estará à disposição da SEMECE. Além de moderno e confortável, o ônibus possui climatização e controle de velocidade, cujo limite é de 70 kmh.
No ato de entrega do ônibus escolar, o estudante Joel Alves dos Santos fez o teste inaugural da acessibilidade do novo veículo. De acordo com o secretário da Educação, os dois motoristas incumbidos de dirigir o transporte realizaram treinamento em Ijuí, estando devidamente habilitados para o serviço.
Segundo Vitor Hugo, a SEMECE estará efetuando novamente inscrição no programa "Caminho da Escola", cujo cadastramento já está disponível. O objetivo, segundo o secretário, é adquirir outro veículo semelhante para ampliar a frota do transporte escolar no município. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)