Comunidade da Vila União apresentou reivindicações

Na tarde de terça-feira, dia 26 de fevereiro, a comitiva da Administração Municipal esteve presente na Vila União, onde se reuniu com a comunidade local para ouvir suas necessidades e reivindicações. O local escolhido para a reunião foi no núcleo do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Presenças - A comitiva da Administração estava formada pelo prefeito Junaro Figueiredo, vice-prefeito Mário Trindade, secretários Adão Borba (Obras), Graciela Ojopi (Saúde), Nodir Maronese (Ação Social), Révis Moura (Planejamento), e Vitor Hugo Nascimento (Educação), além de Ioni de Lima Leal, secretária da comitiva. Além do Executivo, o poder Legislativo também estava presente, através dos vereadores Paulo César da Trindade Garcia, Maria de Lourdes Matzembacher, Carina Cassol, Clóvis Veiga, e do assessor de Reni Rodrigues Lopes, Carlos Rodrigues da Trindade.
Reivindicações - A comunidade presente apresentou à comitiva seus principais problemas, como falta de encascalhamento na Avenida JK e em outras ruas do bairro, o que, segundo os moradores, acarreta em dificuldades de locomoção em dias chuvosos, inclusive, comprometendo o transporte de alunos pelo difícil acesso ao local.
Outro ponto abordado foi quanto ao depósito irregular de lixo que é descartado clandestinamente em estrada vicinal no bairro. Dentre os resíduos (que, segundo a comunidade, são levados à vila por pessoas de outros locais), encontram-se pneus e lixo eletrônico, materiais que compreendem a prática de crime ambiental. Para solução do problema, a comunidade sugeriu vigilância por parte do Poder Público, bem como recolhimento dos resíduos descartados na referida estrada.
Os moradores também solicitaram à Administração a solução de problemas no encanamento de residências, na iluminação pública, limpeza de caixa d' água e colocação de quebra-molas (devido à alta velocidade com que veículos trafegam pelo bairro) e de lixeiras.
Providências - As reivindicações da comunidade da Vila União, bem como as demais visitadas pela comitiva, foram lavradas em ata, de forma a administrar o planejamento de futuras obras para contemplar a coletividade são-luizense. Para a Vila União, Junaro salientou que está sendo estudado pela Administração reativar a associação de reciclagem, projeto que poderá ser concebido após a assinatura de contrato com a Corsan. Esta associação poderá, assim, realizar a triagem do material, dando fomento para uma futura coleta seletiva do lixo no município. Para outras reivindicações mais pontuais, a Prefeitura estará dando providências nos próximos dias, de acordo com o cronograma do serviço de cada secretaria.
Projeto - O projeto "Ouvindo a população, construindo uma São Luiz melhor", proposto pela gestão atual visa, além de proporcionar a oportunidade dos moradores manifestarem suas reivindicações, estreitar os laços da Prefeitura com a comunidade, sendo este um compromisso assumido pela nova Administração para com os munícipes, objetivando a tomada de decisões em sintonia com a população são-luizense.
Vila Jauri - Nesta quinta-feira, a comitiva da Administração estará na Vila Jauri, a partir das 19h. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)