Laranja Azeda apresentou suas reivindicações

No final da tarde de terça-feira, a comitiva da Administração Municipal reuniu-se com a comunidade de Laranja Azeda, na terceira visita realizada pelo programa "Ouvindo a população, construindo uma São Luiz melhor".
O encontro foi realizado junto à Escola Estadual Estevão Pires de Arruda, e contou com a participação da comunidade local que, durante duas horas, apresentou as necessidades e reivindicações da Laranja Azeda para a comitiva do Executivo.
Presenças - Liderada pelo prefeito Junaro Figueiredo e vice Mário Trindade, a comitiva contou com a presença dos secretários Adão Borba (Obras), Aldimar Machado (Desenvolvimento Econômico), Graciela Ojopi (Saúde), Révis Moura (Planejamento) e Ioni de Lima Leal, secretária da comitiva. Além disso, a Emater também esteve presente com três extensionistas, bem como a Câmara de Vereadores, através dos edis Maria de Lourdes Matzembacher, Paulo César da Trindade Garcia e Carina Cassol.
Problemas - Durante as explanações, a comunidade de Laranja Azeda solicitou à Administração providências em três pontos: abastecimento de água, situação de estradas vicinais e entradas, e iluminação pública. Dentre as reivindicações, a população solicitou a instalação de um sistema de encanamento novo, compreendendo cerca de três mil metros, substituindo a atual rede conectada através de mangas pretas.
Outra solicitação dos moradores foi uma atenção maior por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (na qual compreende a área da Agricultura) quanto ao auxílio aos agricultores locais, principalmente, no que compreende a utilização de maquinários.
Na área da Saúde, foi solicitada ao Executivo uma Unidade Móvel Odontológica, visando, com isso, agilidade no atendimento da comunidade local. De acordo com a secretária da Saúde, a Prefeitura está desenvolvendo projeto para viabilizar a aquisição da referida Unidade Móvel para as localidades.
Emater - Ao final do encontro, a técnica agrícola da Emater, Mauricéia Brenn, apresentou a equipe do escritório local aos presentes na reunião, divulgando as atividades previstas para este ano no interior do município. Dentre elas, uma novidade: para 2013, o escritório da Emater estará visitando todas as comunidades do interior, com, pelo menos, um dia inteiro em cada localidade, onde serão promovidos cursos e atividades de interesse dos agricultores.
Projeto - O projeto "Ouvindo a população, construindo uma São Luiz melhor", proposto pela gestão atual visa, além de proporcionar a oportunidade dos moradores manifestarem suas reivindicações, estreitar os laços da Prefeitura com a comunidade, sendo este um compromisso assumido pela nova Administração para com os munícipes, objetivando a tomada de decisões em sintonia com a população são-luizense.
Roteiro - Nesta quinta-feira, a comitiva estará no Rincão de São Pedro, a partir das 19h. Na próxima semana, o roteiro compreenderá a Vila União (dia 26, às 17h) e Vila Jauri (dia 28, a partir das 19h). (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)