Administração ouviu a comunidade do Limoeiro

Nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, a comitiva da Administração Municipal formada pelo prefeito Junaro Figueiredo, vice Mário Trindade, e secretários municipais, deu início ao roteiro de visitações previsto no programa "Ouvindo a população, construindo uma São Luiz melhor". Estes encontros têm, como objetivo, a reunião com moradores de todas as localidades e bairros do município, ouvindo, assim, os seus problemas e reivindicações para elaborar um estudo de ações para contemplar o bem estar de toda a população.
Comitiva - No primeiro dia de visitas, além dos Chefes do Executivo, estiveram presentes os secretários Adão Borba (Obras), Aldimar Machado (Desenvolvimento Econômico), Jorge Ênio Pinto dos Santos (Administração), Nodir Maronese (Ação Social), Révis Moura (Planejamento), Milton Nei Neves do Amaral (representando a secretaria de Saúde) e Ioni de Lima Leal como secretária da comitiva.
Limoeiro - A primeira localidade visitada foi o Limoeiro, às 16h, onde a comitiva, juntamente com os moradores, estiveram reunidos no Clube de Mães. Neste encontro, estiveram presentes os vereadores Reni Rodrigues Lopes (representando o presidente da Casa), Sidney Brondani, Celestino Stragliotto, Maria de Lourdes Matzembacher e Paulo César da Trindade Garcia. Por cerca de duas horas, a Administração ouviu os moradores apontarem os principais problemas da sua localidade.
Problemas no Limoeiro - Segundo os moradores, a distribuição de água está deficitária por conta de problemas em caixas e bomba d' água. Além disso, em certo ponto da localidade, a própria água consumida pela comunidade está com cor e cheiro estranhos, o que leva os moradores a ter de se deslocar a outra caixa d' água para captar o líquido. As estradas vicinais também foram apontadas, bem como a iluminação pública, problemas no transporte escolar e no recolhimento de lixo.
Após as reivindicações, o prefeito ressaltou que, neste primeiro encontro, o objetivo foi de conhecer de perto os problemas de cada localidade, para, em planejamento conjunto com todas as secretarias, encontrar as soluções solicitadas pelos moradores posteriormente. Como medida emergencial, Junaro informou que, já nesta sexta-feira, uma equipe da Secretaria de Obras estaria junto ao Limoeiro para checar as condições das caixas e, principalmente, efetuar a manutenção da bomba d' água.
Afonso Rodrigues - Após a reunião do Limoeiro, a comitiva deslocou-se até Afonso Rodrigues, onde reuniu-se com os moradores no clube da localidade. Neste encontro, que iniciou às 19h, os moradores levantaram problemas da comunidade, principalmente, quanto ao abastecimento de água e situação de estradas.
Problemas em Afonso - Além da qualidade da água, também foi apontado o grande número de desvios na canalização, o popular "gato". Assim, foi solicitado ao Executivo a implantação de hidrômetros em todas as casas da localidade. Outros pontos elencados foram o transporte escolar, a situação das estradas e acessos, incentivo aos produtores de leite, atendimento médico e da averiguação da situação de patrulhas agrícolas. Após a explanação da comunidade, o prefeito Junaro salientou que, do mesmo modo que as reivindicações do Limoeiro, as solicitações de Afonso Rodrigues estarão incluídas no planejamento da Administração para as devidas tratativas para empreender ações efetivas junto às comunidades.
Planejamento - Assim como no Limoeiro, o prefeito Junaro salientou as reivindicações de Afonso necessitam de estudos, os quais precisam de tempo para o planejamento correto, solicitando, assim, paciência da comunidade quanto ao tempo em que as reivindicações poderão ser atendidas, pois, segundo ele, a Administração precisa elencar as prioridades e, posteriormente, adotar as melhores medidas para contemplar a coletividade são-luizense.
Projeto - O projeto "Ouvindo a população, construindo uma São Luiz melhor", proposto pela gestão atual visa, além de proporcionar a oportunidade dos moradores manifestarem suas reivindicações, estreitar os laços da Prefeitura com a comunidade, sendo este um compromisso assumido pela nova Administração para com os munícipes, objetivando a tomada de decisões em sintonia com a população são-luizense.
Roteiro - Neste mês de fevereiro, estão marcadas as seguintes reuniões: no dia 19, próxima terça-feira, o encontro será em Laranja Azeda, a partir das 19h. No dia 21, a reunião será no Rincão de São Pedro, às 19h. No dia 26, será a vez da Vila União, às 17h, e, no dia 28, a Vila Jauri receberá a comitiva, a partir das 19h. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)