Questão das vagas na Educação Infantil

Segundo o secretário de Educação, Vitor Hugo Nascimento, todas as oito escolas de Educação Infantil foram orientadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) para que, quando o número de vagas excedesse, não fosse feita uma lista de espera. De acordo com o secretário, esta medida visa evitar qualquer falsa expectativa por parte dos pais e alunos.
Segundo Vitor Hugo, para o Ano Letivo de 2014, estão sendo estudadas alterações no sistema de matrículas e inscrições, levando em conta o Plano Municipal de Educação, o qual dará prioridade ao critério social de cada família como, por exemplo, a renda per capita, entre outros fatores. Porém, segundo o secretário, com a universalização da educação, é determinado que todos tenham acesso aos estudos, independentemente de classe social; por isso, as alterações serão planejadas com cuidado para evitar, desse modo, qualquer tipo de discriminação.
Quanto à situação da Educação Infantil no Ano Letivo 2013, Vitor Hugo ressalta que foi formada uma comissão especial, a qual, após o período do carnaval, irá verificar in loco a situação das vagas nas escolas e fazer o levantamento do espaço físico e pedagógico, no intuito de estudar a possibilidade de agregar mais alunos nas turmas; porém, este estudo levará em conta o Plano do Magistério, de modo a evitar qualquer tipo de irregularidade. Após o levantamento, com base no relatório apresentado, a SEMECE irá estudar as providências a serem tomadas quanto à questão das vagas nas escolas de Educação Infantil do município. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)