Conhecendo os secretários - Graciela Ojopi

"Melhorar o atendimento à comunidade e o acolhimento aos pacientes, além de buscar recursos para a realização de novos projetos visando otimizar os trabalhos da Secretaria da Saúde, são metas traçadas para a pasta na nova Administração". Com esta colocação, a titular da pasta, Graciela Ojopi, define as diretrizes da secretaria no trabalho junto à comunidade são-luizense.
Perfil - Graciela Genro Ojopi é advogada formada pelo IESA de Santo Ângelo com pós-graduação em Direito Público pela UNIJUÍ. Filha de Neiva Genro Ojopi e Francisco Ojopi Uyeno, e irmã de Paola, Denise e Tatiana, Graciela é casada com Rafael Barros e mãe de Rafael, Gabriela e Artur. No ano de 1998, Graciela ingressou na Prefeitura de Bossoroca, onde atuou como assessora jurídica até o ano 2000. Três anos depois, ingressou na Prefeitura de São Luiz Gonzaga para trabalhar no Setor de Licitação da Administração Municipal, período em que atuou durante um ano antes de retornar novamente à Prefeitura de Bossoroca para ser a titular da pasta da Administração no período de 2005 a 2008. Em 2011, Graciela assumiu a assessoria jurídica em São Luiz Gonzaga e, em fevereiro de 2012, foi nomeada secretária da Saúde, cargo em que continua na nova Administração.
Atribuições - A Secretaria da Saúde é composta pelo Setor Administrativo, Serviço de Apoio (Laboratório de Artes Clínicas, Farmácia de Manipulação, Farmácia Básica, Medicação Especial, atendimento médico, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição), Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Programa PIM (Primeira Infância Melhor), Saúde Bucal, Saúde Prisional, Grupo de Tabagismo, Equipe Coluna, Setor de Transportes, cartão SUS e Setor de Consultas e Exames Especializados, além da coordenação de oito ESFs, Caps II, Caps AD e do Centro de Saúde Dr. Lourivaldino Furtado. Segundo Graciela, além da coordenação de todos os setores, programas e pessoal, a Secretaria coordena ações e políticas de saúde, como saúde da criança, do idoso, entre outros.
Metas e diretrizes - De acordo com a secretária, o objetivo inicial neste ano será concluir os projetos desenvolvidos para a Saúde, como as Unidades Básicas da Saúde na Vila Paz e na Vila Trinta, e a aquisição de cinco veículos novos e de três academias ao ar livre com recursos próprios. Neste último projeto, ainda falta definir quais locais serão contemplados. Segundo Graciela, outra meta da secretaria será melhorar o atendimento médico e odontológico na cidade e no interior. Nesse ponto, está sendo estudada a aquisição de uma unidade móvel para atendimento junto às localidades do interior do município.
Como projeto futuro, além da reestruturação de toda a secretaria da Saúde, serão buscadas emendas para a construção de mais um ESF, o qual, após contemplado, será instalado no bairro Presidente Vargas, bairro que possui um ESF instalado em prédio alugado.
Segundo Graciela, além das atribuições de todos os serviços da pasta, a secretaria da Saúde visa melhorar cada vez mais o atendimento à população, principalmente, no acolhimento dos pacientes. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)