Divulgado o Calendário do Ano Letivo 2013

• A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) divulga o calendário de eventos para o início das atividades do ano letivo de 2013

Assunto: Secretaria da Administração  |   Publicado em: 08/05/2014 às 14:12   |   Imprimir

Educação Básica - Segundo o secretário Vitor Hugo Nascimento, no dia 31 de janeiro,às 8h, ocorrerá reunião com diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil no Laboratório de Artes, localizado no antigo colégio Santo Antônio de Pádua. Já em 1º de fevereiro, ocorrerá Dia de Formação para professores e funcionários da Educação Infantil, às 8h, no Espaço Messa. Na oportunidade, haverá palestra com Kiara Terra, formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUCSP. O tema da palestra será "Para viver o tempo como um presente".
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, ocorrerá planejamento interno nas escolas e, no dia 6 de fevereiro, será o início das aulas para os alunos da Educação Infantil.
Ensino Fundamental - O cronograma de atividades para essa modalidade inicia no dia 22 de fevereiro, com planejamento nas escolas. Para o dia 25 de fevereiro, está previsto Dia de Formação, às 8h, no Espaço Messa. Na ocasião, haverá palestra com Tânia Zambon, fisioterapeuta formada pelo IPA (Porto Alegre) com pós-graduação em Urologia Feminina, além de diversas especializações na área da fisioterapia. "Permissão para ser feliz" será o assunto abordado na sua exposição aos presentes.
De acordo com o Vitor Hugo, os temas abordados em ambas as palestras enfocam o slogan adotado pela pasta, "Humanizar para educar", citação que, segundo o secretário, reflete o espírito de trabalho da Educação junto aos professores, funcionários e alunos, valorizando-os como seres humanos e pelo seu potencial.
No dia 26 de fevereiro, ocorrerá novamente um planejamento interno nas escolas e, no dia 27 de fevereiro, será dado início às atividades do ano letivo 2013 para os alunos do Ensino Fundamental.
Análise - Segundo Vitor Hugo, a equipe da SEMECE realizou análise criteriosa do quadro de pessoal das escolas da rede municipal de ensino, apontando, desta forma, o levantamento de necessidades para o ano letivo 2013. De acordo com o secretário, o referido levantamento foi entregue ao prefeito Junaro Figueiredo para análise e providências cabíveis.
Transporte Escolar
Cadastro - O secretário informa que estão abertas as inscrições para o cadastramento dos alunos que irão necessitar do transporte escolar. As inscrições devem ser feitas junto ao Setor de Transporte Escolar, na SEMECE, no horário das 7h às 13h, com a apresentação da identidade ou certidão de nascimento. Os estudantes menores de idade devem realizar a sua inscrição acompanhados dos pais ou responsáveis. Segundo o secretário, para os estudantes que já utilizavam o transporte escolar no ano passado é necessário fazer o recadastramento junto ao Setor.
Licitações - A licitação para as empresas interessadas em realizar o transporte escolar para os alunos da Educação Infantil ocorrerá no dia 1º de fevereiro, com abertura das propostas a ser realizada às 9h30min, no Salão Nobre da Prefeitura. Já para a licitação do transporte escolar da modalidade Ensino Fundamental, Vitor Hugo informa que o seu edital está sendo elaborado para posterior publicação.
Carnaval - O secretário informa que o Setor de Cultura, neste mês de janeiro, está envolvido diretamente na organização do carnaval 2013, o qual já possui data confirmada para a realização do tradicional desfile de rua deste ano (9 de fevereiro). Da mesma forma, está confirmada para o dia 3 de fevereiro a escolha da Corte do Carnaval 2013, que ocorrerá às 21h, junto ao palco Cenair Maicá, na Praça da Matriz. As inscrições para as candidatas e candidatos estão disponibilizadas junto ao Setor de Turismo, e encerram no dia 31 de janeiro.
Cultura e esporte
Oficinas - Para este ano, Vitor Hugo ressalta que a SEMECE está trabalhando para buscar a reativação das oficinas pedagógicas em turno inverso do Ensino Regular, tendo, como local, o Centro de Artes Lucas Franco de Lima. Como oficinas, a SEMECE está com proposta de reativar as Oficinas de Desenho Artístico, as Oficinas de Música, e as Oficinas de Dança (balé e capoeira). Além destas, o secretário salienta que a pasta está nas tratativas buscando viabilizar uma Oficina de Teatro. De acordo com Vitor Hugo, no momento em que estiver confirmada a realização das referidas oficinas, o cronograma será divulgado à comunidade são-luizense.
Esporte - Como a Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer (APDL) está agregada junto à SEMECE, o secretário informa que a pasta está em fase de elaboração de projetos na área, com o propósito de incentivar a participação dos estudantes nas atividades esportivas municipais e, também, nos JERGS. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)