Cooperativa de assentados apresentou proposta ao Executivo

Coordenadores da CooperSãoLuiz, cooperativa formada por assentados de São Luiz Gonzaga e região, estiveram reunidos com o prefeito Junaro Figueiredo na manhã desta quinta-feira. Como pauta da reunião, a apresentação de proposta que engloba o desenvolvimento de diversas ações para os assentamentos e, também, a solicitação de renovação da concessão de dois veículos cedidos à cooperativa em regime de comodato.
Segundo os coordenadores Gevanildo Pôncio e Juliano Rodrigues, a concessão de dois veículos utilizados pela CooperSãoLuiz (um caminhão de leite e um automóvel Palio) tiveram sua concessão findada no último mês de dezembro. Desta forma, por conta da manutenção constante dos veículos, tendo em vista o tráfego contínuo em estradas vicinais, a CooperSãoLuiz propôs ao prefeito o repasse definitivo, de modo que, com os veículos registrados no nome da cooperativa, seja possível a troca por veículos novos.
Com a apresentação das ações empreendidas pela CooperSãoLuiz, que conta com 137 associados somente na cultura de laticínio, os coordenadores da cooperativa solicitaram ao Executivo uma parceria para ampliar o desenvolvimento dos assentamentos e, de mesmo modo, apresentar novas opções de culturas agrícolas para as famílias assentadas, pois, segundo Gevanildo, após o período de estiagem prolongada no ano passado, as famílias que mantém sua subsistência através da cultura de soja e leite, tiveram sua renda comprometida pelo cenário alarmante da seca.
Desta forma, foi entregue ao prefeito Junaro uma proposta com diversos tópicos fundamentais para o desenvolvimento dos assentados, como manutenção das estradas, saneamento e abastecimento de água para as famílias, geração de renda, combate à fome, programa de criação de agroindústrias, a parceria na busca de emendas parlamentares para a obtenção de patrulhas, recuperação do solo, incentivo à produção de leite, entre outros.
O prefeito Junaro recebeu a proposta protocolada e comprometeu-se a dar prosseguimento nas negociações com os assentados. Como primeira medida, para resolver a questão da solicitação de repasse definitivo dos veículos, Junaro irá encaminhar ao Legislativo o pedido de prorrogação do comodato por mais 90 dias, afim de que os veículos possam ser utilizados normalmente pela cooperativa enquanto aguardam as negociações de repasse definitivo.
Por Emerson Scheis - Assessor de Imprensa e RP da Prefeitura de São Luiz Gonzaga