Conhecendo os secretários - Nodir Maronese

"Trabalhar atendendo a demanda do município de forma integrada com a comunidade". Com este objetivo, o secretário de Ação Social, Nodir da Silva Maronese, irá coordenar os trabalhos à frente da pasta na gestão de Junaro Figueiredo e Mário Trindade.
Perfil - Natural de São Luiz Gonzaga, Nodir da Silva Maronese, casado com Berenice Maronese, é formado em História. Eleito conselheiro tutelar em 2011, Nodir concorreu a vereador nas eleições de 2012, ficando em 1º suplente na Câmara pelo PMDB.
Diretrizes - Segundo Nodir, a secretaria de Ação Social e Comunitária possui suas diretrizes baseadas na Constituição Federal de 1988 e na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Na pasta da Ação Social, o atendimento é direcionado ao público em situação de vulnerabilidade social, os quais procuram auxílio em diversos setores que são de atribuição da secretaria, como: encaminhamentos internos (certidões, títulos de concessão, licença para sepultamento), encaminhamento de passe livre, solicitação de número de residência e terrenos, preenchimento de ficha social, controle de prestação de serviços à comunidade e visitas domiciliares, além de elaboração de estudos sociais para usuários do setor Público, Judiciário e Ministério Público.
Na pasta da Ação Social, estão vinculados também projetos de Habitação, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS-Sine), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Programa Integração AABB Comunidade, Sopão Comunitário e Grupo Conviver.
Metas e ações - Segundo Nodir Maronese, neste primeiro mês à frente da secretaria será priorizada a avaliação dos projetos lotados na pasta visando a sua continuidade e a possibilidade de sua abrangência em todos os bairros da cidade. Além disso, também será prioridade a busca de recursos para novos programas e projetos que atendam os munícipes. Segundo o secretário, esta será a meta principal de seu trabalho à frente da pasta pelos próximos quatro anos.
Por Emerson Scheis - Assessor de Imprensa e Relações Públicas da Prefeitura de São Luiz Gonzaga