Conhecendo os secretários - Vitor Hugo Nascimento

Com extenso currículo na 32ª Coordenadoria Regional de Educação, o novo secretário da Educação de São Luiz Gonzaga tem, como meta, valorizar os profissionais do quadro de pessoal das escolas municipais visando a otimização dos recursos humanos disponíveis, o que reflete diretamente no processo de ensino e aprendizagem. É nessa abordagem que Vitor Hugo Nascimento se embasa para dar continuidade aos trabalhos realizados na pasta e melhorar cada vez mais o panorama de ensino público municipal.
Perfil - Natural de Bossoroca, Vitor Hugo Pereira Nascimento é bacharel de Ciências Jurídicas e Sociais formado pelo IESA, de Santo Ângelo. Convocado para ser o secretário de Educação da gestão de Junaro Figueiredo e Mário Trindade, Vitor Hugo trabalhou na Casa Civil do Governo do Estado do RS de 1987 a 1993. Neste período, atuou na equipe de Pessoal, na Subchefia para Assuntos de Interior, e no Setor de Pagamento da Procuradoria-Geral de Justiça.
Após este período, em 1994, Vitor Hugo ingressou na Rede Estadual de Ensino, atuando na 32ª CRE como assessor jurídico, chefe administrativo e Coordenador Adjunto durante o governo Germano Rigotto, contabilizando 18 anos de trabalhos na Coordenadoria.
Diretrizes - Segundo Vitor Hugo, neste primeiro momento está sendo feita a organização do quadro de pessoal interno, com o remanejamento de pessoal e reorganização na estrutura da secretaria. Para a próxima semana, está prevista uma análise criteriosa dos quadros de pessoal das escolas, visando, com isso, a otimização de recursos humanos. Paralelo a essa medida, será feito um levantamento das necessidades de RH para o ano letivo. Ainda na semana que vem, a secretaria de Educação irá começar a detalhar o ano letivo de 2013, o qual terá duas aberturas: uma dedicada ao início das atividades das Escolas de Educação Infantil do município, com dias de formação para professores e funcionários, além de acolhida para os pais e alunos das referidas escolas. Estas atividades deverão ter início ainda em janeiro.
A segunda abertura de ano letivo prevista será uma programação exclusiva para as demais escolas municipais, com dias de formação e atividades paralelas. A programação alusiva a esta segunda abertura será divulgada posteriormente, assim que for definido o Calendário Escolar 2013.
Vagas - Embora as matrículas na rede municipal de ensino tenham encerrado em dezembro, Vitor Hugo salienta que irão trabalhar para garantir vagas para todos os alunos inscritos, assim como para estudantes matriculados na educação Infantil, com a faixa-etária correspondente.
Metas - O secretário salientou o lema "humanizar a Educação", o qual, segundo Vitor Hugo, é imprescindível para a valorização dos espaços físicos escolares e dos profissionais educadores, os quais, de acordo com o secretário, são seres humanos que possuem seu próprio histórico de vida e, com isso, precisam ser respeitados e valorizados.
Além disso, a pasta dará ênfase especial ao bem estar dos educadores, pois, "com certeza, com essa atenção dedicada ao magistério, os resultados positivos surgirão e refletirão diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes", finaliza o secretário.

Por Emerson Scheis - Assessor de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga