Emoção e homenagem à memória do payador em lançamento de videodocumentário

No fim da tarde desta quinta-feira, 3 de novembro, foi realizado o lançamento do videodocumentário sobre a vida e a obra de Jayme Caetano Braun, com a presença de convidados, amigos e admiradores do nosso maior payador. A obra, produzida pela jornalista Karin Schmidt, com o apoio da Chefe do Setor de Turismo Sandra Ferreira e do escultor Vinícius Ribeiro, foi apresentada em uma das salas do Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun, construído há poucos meses pela Administração Municipal como forma de proporcionar um local de visitação e preservação da memória de nosso maior payador.

Ao início das exibições (realizadas duas vezes por conta do grande número de convidados presentes), a turismóloga Sandra Ferreira explanou acerca da característica da poesia de Jayme, a qual tornou-se referência do estilo e que evidencia o município através da célebre frase, “não é à toa, chomisco, que eu sou de São Luiz Gonzaga”. Em seguida, a autora do documentário, Karin Schmidt, enalteceu a importância de revisitar a história pessoal de Jayme, contada no vídeo por pessoas que tiveram grande importância na vida e trajetória do payador, que, através de seus testemunhos, estarão eternizando a ternura e o carinho por que Jayme remetia à sua terra e à sua gente.

Logo após, a estudante Giovana Faneze Dutra, da Escola Estadual São Luiz, acompanhada de sua professora coordenadora Marciele Marques, recitou sua poesia, vencedora do concurso realizado anteriormente junto às escolas de São Luiz Gonzaga como forma de enaltecer a cultura missioneira e a figura de Jayme.

A OBRA - O videodocumentário, com duração de 18 minutos, apresentou os depoimentos dos primos do payador, Gelsa Ramos de Moraes e Juca Ramos, do escultor Vinícius Ribeiro e dos músicos Pedro Ortaça e Glênio Fagundes. Permeado de música, poesia e belas imagens captadas da casa onde nasceu e da terra onde viveu, bem como de apresentações ao longo de sua carreira, o videodocumentário emocionou a todos os presentes pelo toque poético e sentimental do material, sendo muito aclamado após a exibição. O prefeito Junaro Figueiredo agradeceu a todos os envolvidos na produção pelo excelente trabalho produzido, salientando que a memória de Jayme estará para sempre perpetuada por meio de sua obra.

PRODUTORES E PATROCINADORES - O videodocumentário, idealizado pela Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, foi produzido por Karin Schmidt, jornalista natural de Roque Gonzales, com o apoio da turismóloga Sandra Ferreira, do escultor Vinícius Ribeiro, do prefeito Junaro Figueiredo e do secretário Alex Rodrigo Nunes. A concepção da obra foi possível graças ao patrocínio das seguintes empresas, que acreditaram no potencial do videodocumenário: Rede Vivo; Cometa Hotel; Bistrô Gelatto; Restaurante Malagueta; Restaurante Degustare; Ivo Hotel; Inducal; Hotel do Mário; Vinícula FIN; Restaurante Cantina; ABASE Sistemas e Soluções; AUDITEC Escritório de Contabilidade; e RM Projetos Assessoria e Consultoria.

O videodocumentário também estará sendo apresentado nesta sexta-feira, 4, no Festival de Turismo em Gramado, no estande da FUNMISSÕES, a partir das 14h. Segundo a Chefe do Setor de Turismo, a obra estará à disposição no Centro de Informações Turísticas do Complexo Jayme Caetano Braun para os visitantes que desejarem conhecer aspectos da vida do maior payador de nossa terra. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)