Jayme Caetano Braun terá sua vida e obra apresentada em videodocumentário

Na próxima quinta-feira, 3 de novembro, São Luiz Gonzaga será palco de uma grande homenagem feita a um de seus mais ilustres filhos, o saudoso Jayme Caetano Braun, com o lançamento do videodocumentário sobre a vida e obra do nosso maior payador.

A exibição será realizada a partir das 19h, no Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun, oportunidade em que familiares, amigos e convidados conhecerão fatos e curiosidades sobre a vida de Jayme, contados pelo ponto de vista de familiares e pessoas que testemunharam boa parte da vida do payador, de seu amor por São Luiz Gonzaga, pelas Missões, pelo Rio Grande do Sul e por todos os povos.

A autora do documentário, a jornalista e documentarista Karin Schmidt, que teve como equipe de apoio Sandra Ferreira e Vinícius Ribeiro, entre outros colaboradores, atuou durante meses na captação de depoimentos e na análise da obra do payador, explica sobre a essência do trabalho realizado: “Jayme Caetano Braun era um gaúcho que exaltava em seus versos o orgulho por suas origens, o valor da alma do homem campeiro, da cultura missioneira e da cultura gaúcha. O legado do payador será sempre lembrado por conta de sua sabedoria, ternura e, acima de tudo, por sua simplicidade, implícitas em suas payadas e em seu jeito de viver a vida com um olhar especial aos desamparados, injustiçados e aos desprovidos de afeto”, enalteceu Karin.

Conforme a autora, o videodocumentário tem duração de 18 minutos, e apresenta os depoimentos dos primos do payador, Gelsa Ramos de Moraes e Juca Ramos, do escultor Vinícius Ribeiro e dos músicos Pedro Ortaça e Glênio Fagundes: “Gelsa e Juca Ramos relatam sobre como era o dia a dia de Jayme em sua vida no campo, assim como seu dom de fazer versos de improviso desde menino. Já Vinícius Ribeiro fala sobre a construção do monumento em homenagem ao payador e Pedro Ortaça comenta sobre a origem dos Quatro Troncos Missioneiros e a contribuição de Jayme para a música e à cultura missioneira, bem como Glênio Fagundes, que destaca a representatividade universal da obra de Jayme Caetano Braun”, salienta a jornalista.

A idealização do videodocumentário é da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, contando com patrocinadores culturais da obra, sendo sua produção a cargo da jornalista e documentarista Karin Schmidt, missioneira e natural de Roque Gonzales. Conforme a autora, “a proposta do documentário não é de surpreender com fatos inéditos e relatar todas as obras de Jayme. É homenagear e contar, de forma sucinta, qual o verdadeiro legado deste payador, eternizado por suas obras e pela simplicidade que sempre estiveram presentes nos versos, no coração e na vida de nosso maior payador Jayme Caetano Braun”, ressaltou. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)