Cidadão Mobile: encurtando caminhos entre a população e o Poder Público

Desde março deste ano, a Administração Pública Federal adotou práticas de aperfeiçoamento na gestão da Tecnologia da Informação (TI) nos órgãos públicos. A medida se deu pela chamada Estratégia de Governança Digital (EGD), aprovada para o triênio 2016-2019 e publicada no Diário Oficial da União. O novo modelo visa que as ações de TI sejam reposicionadas para atender melhor às necessidades dos cidadãos brasileiros, de modo que assuntos ou pendências diversas possam ser resolvidas de forma ágil e prática pela internet. Desta forma, situações como longas filas, deslocamentos, despesas e tempo perdido poderiam ser evitadas com a possibilidade de solução a determinadas questões até mesmo por dispositivos móveis como tablets ou smartphones.

PIONEIRISMO NA PRÁTICA DA GOVERNANÇA DIGITAL – Neste objetivo, o município de São Luiz Gonzaga implantou, ainda em 2015, o aplicativo Cidadão Mobile, desenvolvido pela empresa ABASE Sistemas e Soluções. O aplicativo, disponível para tablets e smartphones, foi criado justamente para proporcionar facilidades ao cidadão entrar em contato com a Administração Municipal e solicitar serviços sem ter de se deslocar fisicamente até a Prefeitura Municipal.

DESTAQUE PREMIADO - Esta importante ferramenta de comunicação entre o cidadão e o Poder Público ganhou destaque estadual com a Central da Dengue, opção do Cidadão Mobile que permite que sejam efetuadas denúncias e solicitações de vistoria em locais propícios ao surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Da mesma forma, o uso e benefícios à população pelo Cidadão Mobile rendeu ao município de São Luiz Gonzaga o selo do 1º Prêmio Boas Práticas da FAMURS, em 2016, o qual destacou o modelo de governança digital do município de São Luiz Gonzaga em proporcionar ao cidadão a rapidez e facilidade em encaminhar demandas urgentes, tudo ao simples toque na tela de um celular.

COMO ACESSAR – Para utilizar este novo canal de comunicação, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura Municipal (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br) através de seu tablet ou smatphone, clicar no link do “Cidadão Mobile” localizado na barra de menus da cor azul do site e baixar o aplicativo, bem como instruções sobre sua funcionalidade.

Link para realizar o download no seu celular: http://tinyurl.com/saoluizgonzaga

Esta plataforma de comunicação vem a somar com os outros meios de comunicação do contribuinte com a Administração Municipal, seja através do site da Prefeitura Municipal (com a utilização da Ouvidoria, SIC ou contato por email), através do telefone (3352-9300) ou por visita pessoal.

Participe, acesse, e faça a sua parte! Baixe o Cidadão Mobile e faça uso dos recursos disponibilizados para a solicitação de serviços através de seu celular. É São Luiz Gonzaga sendo pioneira na era digital! (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)