CIT e CCPA são inaugurados no Complexo Turístico Cultural Jayme C. Braun

A Administração Municipal realizou na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, a inauguração do Centro de Informações Turísticas – CIT e do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais e Souvenir – CCPA, construídos nos últimos meses junto ao Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun.

Na solenidade, que contou com expressivo público, estavam presentes os assessores do deputado Darcísio Perondi (PMDB) e do ex-deputado e atual Ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra (PMDB), Luiz Antônio Sommer Prates e Rogério Nardeli, representando os parlamentares respectivamente. Da mesma forma, o diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Seduc, Itamar Baptista Chagas, assim como o artista plástico Vinícius Ribeiro, autor do monumento do payador, também estavam entre o público que acompanhou o ato, que teve o objetivo de entregar à comunidade as duas estruturas novas do Complexo:

CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS E SOUVENIR – A obra, orçada em R$ 250 mil, foi contemplada com emenda parlamentar do deputado Darcísio Perondi (PMDB) no valor de R$ 245 mil, mais a contrapartida de R$ 5 mil da Prefeitura. Este prédio será utilizado como local de exposição e comercialização de produtos ligados ao nosso maior payador e, também, à cultura missioneira, através das belíssimas produções de nossos artistas são-luizenses que estarão trabalhando neste complexo a partir de agora;

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS – A obra, orçada em R$ 263.750,00, foi contemplada com emenda parlamentar do então deputado e agora Ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra no valor de R$ 243.750,00, mais a contrapartida de R$ 20 mil da Prefeitura Municipal. O Centro de Informações Turísticas, onde também estará localizado o Setor de Turismo da Prefeitura Municipal, será um ponto de referência a informações sobre o turismo local e a cultura missioneira, servindo de apoio ao turista que visita o município e, ao mesmo tempo, busca conhecimento da história de São Luiz Gonzaga.

A TRAJETÓRIA DA PRAÇA – A implantação dos dois novos prédios no Complexo Turístico foi possível graças à concepção da praça, iniciada no ano de 2007. Naquele ano, Vinícius Ribeiro, com o objetivo de contemplar o grande payador Jayme Caetano Braun com um espaço digno de sua memória, montou uma comissão formada pelo Atelier de Artes Los Libres, Casa do Poeta, CTG Galpão de Estância, Jornal A Notícia e Prefeitura Municipal. Com o trabalho de todos, foram angariados recursos para que a contemplação da obra fosse possível. Da mesma forma, a Família Fontoura Vieira Marques gentilmente doou o terreno à Prefeitura Municipal para que o monumento ao payador fosse implantado com sucesso. Após isso, por meio de emenda parlamentar da deputada Emilia Fernandes (PT) no valor de R$ R$103.049,96, a realização das obras para construção da praça foi possível e, em meio a dificuldades, foi enfim finalizada no ano de 2013.

Assim, após este período, a Administração Municipal, com o objetivo de valorizar a praça, buscou recursos para a construção de novas estruturas que comportassem exposições e a recepção a turistas oriundos de várias regiões do Estado. Desta forma, com a elaboração de dois projetos, o município foi contemplado com recursos que proporcionaram a construção dos dois prédios inaugurados nesta sexta-feira.

FOMENTO AO TURISMO - Em seu pronunciamento, o prefeito Junaro Figueiredo agradeceu a todas as pessoas que colaboraram e lutaram por transformar a Praça em um local de preservação da memória de nosso maior payador, ressaltando que a implantação do CIT e do CCPA, que culminaram na denominação Complexo Turístico Cultural, serão obras que atenderão toda a comunidade local e regional no segmento turístico, além de proporcionar a comercialização e valorização dos produtos artesanais de São Luiz Gonzaga que estarão expostos diariamente no cartão de visitas da cidade para quem trafega na BR-285. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)