São Luiz é destaque na prática da Governança Digital com Cidadão Mobile

Desde o dia 9 de março, a Administração Pública Federal adotou práticas de aperfeiçoamento na gestão da Tecnologia da Informação (TI) nos órgãos públicos. A medida se deu pela chamada Estratégia de Governança Digital (EGD), aprovada para o triênio 2016-2019 e publicada no Diário Oficial da União pela Portaria nº 68 de 7 de março.

O novo modelo visa que as ações de TI sejam reposicionadas para atender melhor às necessidades dos cidadãos brasileiros, de modo que assuntos ou pendências diversas possam ser resolvidas de forma ágil e prática pela internet. Desta forma, situações como longas filas, deslocamentos, despesas e tempo perdido poderiam ser evitadas com a possibilidade de solução a determinadas questões até mesmo por dispositivos móveis como tablets ou smartphones.

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE - Além da praticidade, outro objetivo da EGD se refere ao incentivo da participação social em todo o ciclo de políticas públicas e a ampliação do acesso à informação. Isto acontece com a interação direta da sociedade com a Administração Pública, de forma que possam expressar suas demandas e acompanhem a implementação de políticas públicas e seus impactos.

SÃO LUIZ É UM DOS MUNICÍPIOS PIONEIROS NA PRÁTICA DA GOVERNANÇA DIGITAL – Neste objetivo, o município de São Luiz Gonzaga implantou em outubro de 2015 o aplicativo Cidadão Mobile, desenvolvido pela empresa ABASE Sistemas e Soluções. O aplicativo, disponível para tablets e smartphones, foi criado justamente para proporcionar facilidades ao cidadão entrar em contato com a Administração Municipal e solicitar serviços sem ter de se deslocar fisicamente até a Prefeitura Municipal.

Esta importante ferramenta de comunicação entre o cidadão e o Poder Público ganhou destaque estadual com a Central da Dengue, opção do Cidadão Mobile que permite que sejam efetuadas denúncias e solicitações de vistoria em locais propícios ao surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Esta iniciativa, evidenciada como pioneira por matéria veiculada na RBS TV, destacou o modelo de governança digital do município de São Luiz Gonzaga em proporcionar ao cidadão a rapidez e facilidade em encaminhar demandas urgentes, tudo ao simples toque na tela de um celular.

O PAPEL DO CIDADÃO – Entrevistado na oportunidade, o são-luizense Paulo Roberto Sbabo, usuário constante do aplicativo Cidadão Mobile, explicou que, além das solicitações de serviços, como recolhimento de galhos e de limpeza urbana, a opção da Central da Dengue permitiu que denúncias chegassem mais rápido ao poder público, com a possibilidade do internauta acompanhar sua solicitação através de seu celular. O aplicativo, segundo Sbabo, é uma importante ferramenta para o internauta exercer o seu papel de cidadão e, também, fiscalizar as ações do Poder Público.

AS FACILIDADES AOS INTERNAUTAS - O funcionário público Wilton Carneiro, usuário do Cidadão Mobile desde os primeiros meses de sua implantação, discorre acerca da interatividade do aplicativo. Segundo ele, “no meu entendimento, está funcionando, em virtude de que nos desobriga a efetuar um deslocamento até a Prefeitura Municipal, criando, assim, um canal direto com a administração pública para a solução de problemas corriqueiros da cidade. Efetuei quatro chamados, sendo que em todos fui atendido com brevidade, antes mesmo do prazo estipulado”, salientou, ressaltando que a navegação e acesso nas opções do aplicativo “são fáceis e não necessitam muitos conhecimentos ou domínios de informática, já que o sistema interage com o usuário”.

PEDIDOS E PRAZOS - Com a popularidade do Cidadão Mobile, cada vez mais pedidos são encaminhados semanalmente para o aplicativo, que contabilizam cerca de 10 contatos semanais, sem a necessidade de deslocamentos até à Prefeitura e com o devido protocolo de pedido efetuado, com o prazo de 20 dias para atendimento da solicitação e a possibilidade de acompanhamento do pedido através do próprio aplicativo.

TRABALHO EM CONJUNTO - Para o prefeito Junaro Figueiredo, “o Cidadão Mobile serve para aproximar cada vez mais o cidadão do Poder Público, proporcionando que sejam feitos pedidos de informações, denúncias, reclamações e, também, o auxílio à equipe de combate a endemias através do trabalho em conjunto. E, isso tudo, com apenas um celular na mão”, salientou o Chefe do Executivo.

COMO ACESSAR – Para utilizar este novo canal de comunicação, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura Municipal (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br) através de seu tablet ou smatphone, clicar no link do “Cidadão Mobile” localizado no canto direito superior do site, e baixar o aplicativo, bem como instruções sobre sua funcionalidade.

Link para realizar o download no seu celular: http://tinyurl.com/saoluizgonzaga

Link para acessar o software no navegador: http://msip.abase.com.br/saoluizgonzaga

CIDADÃO MOBILE WEB – Para facilitar o acesso a solicitações de serviços, a prefeitura disponibilizou no portal o “Cidadão Mobile Web”, o qual permite que sejam feitos os cadastros e pedidos diretamente no site, de qualquer computador, bastando acessar o link http://msip.abase.com.br/saoluizgonzaga ou clicar no box “Cidadão Mobile Web”, localizado no lado direito do site da prefeitura: www.saoluizgonzaga.rs.gov.br.

Esta plataforma de comunicação vem a somar com os outros meios de comunicação do contribuinte com a Administração Municipal, seja através do site da Prefeitura Municipal (com a utilização da Ouvidoria, SIC ou contato por email), através do telefone (3352-9300) ou por visita pessoal.

Participe, acesse, e faça a sua parte! Baixe o Cidadão Mobile e faça uso dos recursos disponibilizados para a solicitação de serviços através de seu celular. É São Luiz Gonzaga sendo pioneira na era digital! (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com informações da CNM e Portal Brasil)